» UNITRABALHADOR E TELECENTRO ENTREGAM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, através da Fundação Educacional São Carlos (FESC), entregou na quinta, dia 8, os certificados de conclusão para 276 alunos que participaram dos cursos de informática oferecidos pelo Telecentro de Informação e Negócios instalado no Campus 1 da FESC e para os alunos da Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador).

Nesse segundo semestre, o Telecentro ofereceu os cursos de Informática Básica para o Trabalho 1 (Windows e Internet), Informática Básica para o Trabalho 2 (Word, Excel e PowerPoint), Internet (recursos, navegação, download e pesquisas), Linux, Informática para a Maturidade Básica, Intermediária e Avançada e aulas vips de informática, com a participação de 158 pessoas.

Já Na UNITrabalhador, 118 alunos concluíram algum dos cursos oferecidos, entre eles, cursos para Assistente Administrativo, Inglês Iniciante, Inglês Básico, Espanhol Básico, Manutenção de Computadores Básico e Avançado, Decoração de Vitrines, Capacitação para Equipes de Bibliotecas, Costura e Customização de Roupas com Bordado, Recepcionista e Balconista, Jardinagem e Paisagismo e Pequenos Reparos Elétricos Domésticos.

A mesa das autoridades foi composta pelo prefeito Newton Lima, pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Diana Cury, pela diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, pela coordenadora de ensino da UNITrabalhador, Maria Isabel Keppe, pelo coordenador de ensino do Programa de Inclusão Digital, Adailton Roberto Morais, e pelo coordenador de informática do Senac São Carlos, Sérgio Ricardo Yaegashi.

Elisabeth Martucci fez um balanço dos programas desenvolvidos no Campus 1 da Fundação e a partir do próximo ano, também no Campus 2 na Vila Prado. “A Prefeitura de São Carlos oferece vários cursos aqui na FESC, entre eles os da UNITrabalhador, que têm como objetivo desenvolver programas para jovens e adultos em busca de qualificação profissional, reprofissionalização ou atualização profissional. A carga horária é variada e o preço é acessível, o que garante o sucesso do programa”.

Já sobre o Telecentro de Informação e Negócios, a diretora da FESC lembrou que desde 2001, a Prefeitura destaca a inclusão digital em suas políticas públicas. “Hoje atendemos em média 600 alunos por ano no Telecentro só de São Carlos, fora os atendimentos realizados no Telecentro de Água Vermelha e nossos 12 postos de inclusão digital. E no próximo ano vamos aumentar ainda mais o número de vagas com a abertura de novos cursos no nosso campus 2”, explicou.

Para o prefeito Newton Lima, é sempre uma satisfação fazer a entrega de certificados de conclusão de curso. “Eu sou professor, estou Prefeito, a minha formação é de educador, sei da importância da qualificação na vida de cada cidadão, por isso faço questão que a Prefeitura de São Carlos invista cada vez mais na qualidade da formação seja das nossas crianças, seja através dos cursos oferecidos para os jovens e trabalhadores”, observou.

O prefeito lembrou também das diversas atividades desenvolvidas pela Fundação. “Aqui na FESC atendemos várias demandas ao mesmo tempo, oferecemos cursos para jovens, adultos e idosos. Requalificamos os funcionários públicos com cursos oferecidos pela Escola Municipal de Governo, capacitamos pela UNITrabalhador, oferecemos a oportunidade da inclusão digital nos postos do PID e nos Telecentros e atendemos a terceira idade com cursos e oficinas oferecidas pela UATI”.

As matrículas para os cursos do 1º semestre de 2006, tanto do Telecentro de Informação e Negócios de São Carlos como da UNITrabalhador poderão ser feitas a partir da segunda quinzena de janeiro no Campus 1 da FESC (Rua São Sebastião, 2828, Vila Nery) ou no Campus 2 (Rua Itália, 756, Vila Prado). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3372-1325 (Campus 1) ou 3375-3285 (Campus 2).

(12/12/05)