» CENTROS COMUNITÁRIOS FAZEM BALANÇO POSITIVO DE 2005 PDF Imprimir E-mail

Como os centros comunitários estão em férias até o dia 30 de janeiro, as equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social aproveitam o período para preparar a programação de cursos, atividades e reuniões para 2006. A secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, afirmou que o balanço do trabalho desenvolvido nos centros comunitários em 2005 foi muito positivo. “Nós atendemos cerca de 2 mil pessoas com os cursos, esporte, dança e diversas atividades, o que mostra que a comunidade está ocupando um espaço criado para ela e é isso que nós queremos”, disse.

Os cursos disponibilizados incluem trabalhos manuais e artesanais como corte e costura e customização de roupas, atividades físicas para crianças, jovens e maiores de 60 anos até capacitação para a formação de cooperativas de trabalho. Esses cursos são oferecidos nos centros comunitários respeitando a demanda apresentada pelos freqüentadores e em conjunto com várias Secretarias Municipais, além do apoio dos trabalhadores voluntários.

No final de dezembro os centros comunitários entregaram certificados para os participantes dos cursos de curta duração e realizaram festas de confraternização com a exposição dos trabalhos feitos. O maior evento foi o “Colcha de Retalhos”, um espetáculo que reuniu todos os grupos de dança dos centros comunitários e do Projeto Dançar, do Departamento de Artes e Cultura da Secretaria de Educação e Cultura. “O Sesc esteve lotado nos dois dias de apresentações dos grupos de dança oferecidos para crianças, jovens e adultos. E eles mostraram todo o potencial que os moradores de São Carlos têm”, disse Rosilene.

Outra atividade destacada pela secretária foi o projeto Cinema para Todos, integrado com o Departamento de Artes e Cultura. “As pessoas participaram. Assistiram a filmes com qualidade tomando suco e comendo pipoca. Filmes educativos que proporcionaram lazer para essas pessoas. Isso foi muito legal,” completou a secretária.

(04/01/06)