» FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL JÁ CONTABILIZA DOIS MIL ATENDIMENTOS PDF Imprimir E-mail



Desde que foi inaugurada em São Carlos, no dia 10 de dezembro, a unidade da Farmácia Popular do Brasil já realizou dois mil atendimentos, uma média de 100 pessoas por dia. Antônio Joaquim Dantas, 63 anos, aposentado, já esteve na Farmácia Popular duas vezes para adquirir medicamentos receitados pelo médico de um convênio particular. “Notei que a diferença de preço em relação às outras farmácias é muito grande. Estou muito satisfeito com a economia que fiz no último mês”, salienta.

Primeira unidade da região, a Farmácia Popular do Brasil em São Carlos ocupa uma área de 480 m2 e dispõe de salão de atendimento com cadeiras, sistema de senha eletrônica, almoxarifado para estocagem de medicamento e banheiro para portadores de necessidades especiais. Dois farmacêuticos e seis auxiliares administrativos qualificados orientam os usuários sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

Com uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular, com a prescrição de genérico, é possível comprar qualquer um dos 98 tipos de medicamentos a um valor muito menor que o praticado no mercado. É importante que os profissionais da saúde usem o nome genérico na receita. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou uma carta aos médicos e cirurgiões dentistas de São Carlos frisando essa questão.

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal em parceria com a Prefeitura que visa ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Os maiores beneficiados são os pacientes que sofrem de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas gástricos.

“Queremos deixar claro para a população que a Farmácia Popular em São Carlos é mais uma ferramenta para se somar aos investimentos que temos feito na saúde do município nos últimos anos, como por exemplo, a compra e distribuição gratuita de remédios feita nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Farmácia Central”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. A unidade localiza-se à rua Santa Cruz, 198, centro. O telefone de contato é 3374-2883.

(04/01/06)