» PREFEITURA DEVE GARANTIR PREÇO DA TARIFA DO ÔNIBUS PDF Imprimir E-mail


O Conselho Municipal dos Usuários do Transporte Coletivo de São Carlos aprovou na noite de quarta, dia 4, a implantação da segunda fase do Sitrans (Sistema Integrado de Transporte) como alternativa para garantir o equilíbrio econômico do serviço e o valor tarifário em R$ 1,70, considerado a menor entre as cidades do mesmo porte de São Carlos. O conselho aprovou ainda a suspensão dos pagamentos de outorga e remuneração que são feitos pela empresa ao município.

Com as mudanças, o número de linhas regulares deve ser reduzido de 53 para 36, o que diminui também os gastos operacionais. No entanto, a segunda fase do Sitrans prevê a criação de oito linhas radiais (bairro/centro/bairro). As linhas diametrais (bairro/bairro passando pelo centro) serão reduzidas de 44 para 16 e as linhas perimetrais (bairro/bairro sem passar pelo centro) passariam de 4 para 5. Com isso, a Prefeitura pretende não depender mais das linhas especiais, aquelas feitas por ônibus extras nos horários de pico.

Com essas mudanças, a quilometragem mensal, que é de 740.527, cairia para 658.277 km, representando uma economia de aproximadamente R$ 100 mil por mês no gasto com combustível. Segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas e presidente do conselho, Ricardo Meirelles, as novas mudanças criam uma possibilidade de ajuste das linhas de acordo com o crescimento da cidade e um melhor aproveitamento operacional dos veículos, mas para isso, o secretário afirma que deverá haver uma mudança no hábito dos usuários em relação aos horários e itinerários.

“Com a implantação da segunda fase do sistema vamos ter maior freqüência de horário com menor tempo de espera para o passageiro no ponto. No entanto, o usuário passará a depender mais das integrações, que poderão ser feitas em qualquer parada de ônibus. Essa integração é gratuita para quem possuir o bilhete eletrônico”, explicou.

(05/01/06)