» ABANDONO DE ANIMAIS NO CANIL AUMENTOU 80% EM DEZEMBRO PDF Imprimir E-mail


De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, abandonar um animal é crime e a pessoa que cometer tal infração pode ser processada pelo Ministério Público. Apesar disso, o mês de dezembro registrou um grande número de animais abandonados no Canil Municipal de São Carlos. Segundo informações do Departamento de Proteção Animal, ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, de novembro para dezembro houve um aumento de aproximadamente 80% no número de cães e gatos abandonados no Canil.

A diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta, lembra que o Canil Municipal não é um local para os donos abandonarem seus animais. “A pessoa que tem um animal deve ter a consciência que ela é responsável por esse bichinho até o fim da vida dele, e não pode repassar essa responsabilidade para o poder público. Quem possui um cão ou um gato e que por alguma razão não quer ou não pode mais ficar com ele, deve procurar doar esse animal e não abandoná-lo”, destacou.

Ela explica que as testemunhas de abandono de animais podem fazer a denúncia por escrito na Seção de Fiscalização do Departamento de Proteção Animal; essa denúncia é encaminhada ao Ministério Público, que poderá abrir processo contra a pessoa que praticou o abandono. “A Seção de Fiscalização tem feito um trabalho investigativo e tem conseguido localizar várias pessoas que abandonaram os animais, inclusive algumas já foram processadas e condenadas”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Dutra.

Segundo Sérgio, o Canil Municipal trata animais atropelados, doentes ou que representam riscos à saúde da população. Esses animais são cuidados, vacinados, vermifugados, castrados e lá ficam até serem adotados. Para isso, a Prefeitura mantém parceria com entidades de proteção animal. O canil também disponibiliza atendimento ambulatorial gratuito que permite à população de baixa renda levar seu animal de estimação para consulta. Os donos desses animais recebem orientações sobre cuidados básicos e sobre a posse responsável. Ao optar pela adoção de um animal, a pessoa deve levar em consideração que ele vai viver entre dez e quinze anos.

O Canil Municipal, assim como o Posto Zootécnico “Pádua Salles”, ambos localizados na estrada da Água Fria, funcionam das 7h às 17h, sendo o atendimento ao público restrito ao período das 13h às 17h.

Leia mais sobre Políticas de Proteção Animal.

(09/01/06)