» ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL RECEBEM APOIO INDIVIDUAL PDF Imprimir E-mail


Desde o começo deste ano, a Prefeitura realizou um trabalho intenso junto aos estudantes da rede municipal para avaliar o aproveitamento escolar e as dificuldades de aprendizagem. Foram formadas oficinas de estudo em Português e Matemática para preparar os professores voluntários que realizaram as avaliações. O resultado desse levantamento não difere muito do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), que aponta 25% dos brasileiros com domínio de leitura e escrita. Em São Carlos, 295 estudantes da rede municipal de educação foram reprovados por mais de uma vez entre a 1ª e a 4ª séries do ensino fundamental entre os mais de 5.300 atendidos de 1ª a 8ª séries.

Foram avaliados 915 alunos, indicados pelos professores, e as maiores dificuldades verificadas foram quanto ao aprendizado das sílabas, o início da alfabetização e uma grande quantidade de estudantes alfabetizados, mas com dificuldades para elaborar uma redação. Como em anos anteriores, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura formou grupos de estudo com professores da rede que montaram o Apoio Pedagógico em todas as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB). O diferencial foi que o Apoio passou a ser feito de forma individual, com professores da própria rede treinados em oficinas das disciplinas necessárias. No início do ano, estavam sendo orientados 576 estudantes com dificuldades que iam da formação de sílabas à formação de palavras, frases ou textos.

“O apoio pedagógico individual surtiu o efeito desejado, mostrando que essas crianças necessitavam de um pouco mais de trabalho. Aprenderam com facilidade e deixaram de ter problemas em outras disciplinas”, afirmou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Leila Lima. Ao final do ano letivo, 451 estudantes que estavam sendo atendidos pelo Apoio Pedagógico foram aprovados para a série seguinte, representando pouco mais de 78%. “Os 121 alunos retidos nas séries que cursavam estão distribuídos nas nossas oito unidades e a maioria ingressou na rede municipal na metade do ano letivo ou já com o segundo semestre iniciado”, explicou a diretora. Em 2004, foram retidos no Ensino Fundamental 337 estudantes.

(09/01/05)