» PROJETO DE SINALIZAÇÃO VISA MELHORAR A SEGURANÇA NA TRAVESSIA PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, através do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, vem realizando uma série de intervenções em cruzamentos da cidade com o objetivo de melhorar a segurança na travessia de pedestres e veículos. O projeto desenvolvido prevê a manutenção e a implantação de sinalização horizontal (solo) em diversos cruzamentos, principalmente nos de vias secundárias com preferenciais, onde os motoristas encontram maior dificuldade para enxergar a aproximação de outros veículos.

Segundo a chefe da Divisão de Obras Viárias, Christiana Barbato, para aumentar a visibilidade do motorista é necessário suprimir algumas vagas de estacionamento na via principal. Assim, ao efetuar o cruzamento, o veículo que trafega pela via secundária tem perfeita visibilidade dos que trafegam pela preferencial de forma a evitar colisões e acidentes. O problema de falta de visibilidade é agravado quando se trata de um cruzamento em que a preferencial está em terreno ascendente.

Foram feitas intervenções desta natureza em diversos cruzamentos, como na rua Nove de Julho com Conde do Pinhal, Nove de Julho com Major José Inácio, e agora na rua São Joaquim com Major José Inácio. “O trabalho de sinalização é importante, mas também é fundamental que os motoristas respeitem esta sinalização implantada. Trafegar respeitando a sinalização e os limites de velocidade, assim como não estacionar em locais proibidos, são atos de cidadania que todos nós devemos praticar”, concluiu.

O Departamento de Trânsito já possui um levantamento dos cruzamentos que apresentam maior dificuldade de travessia e existe um cronograma que será cumprido durante todo o ano de 2006. Christiana também informou que em alguns cruzamentos, principalmente na região central da cidade, as proibições de estacionamento funcionam para melhorar o fluxo do tráfego, pois próximo às intercessões é possível manter duas faixas de rolamento, aumentando a eficiência do cruzamento. Esta solução ajuda a minimizar pontos de congestionamentos. “Tivemos que suprimir essas vagas de estacionamento, caso contrário não seria possível melhorar o fluxo de tráfego”, relatou.

(18/01/06)