» URSOS NASCIDOS NO PARQUE ECOLÓGICO JÁ PODEM SER VISTOS PDF Imprimir E-mail


© Rodrigo Z. Damiano

Depois de meses de espera, o público visitante do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” já pode conhecer os mais novos integrantes do acervo do parque: os dois filhotes de urso de óculos, nascidos em junho último e somente agora expostos ao público. Esse período de espera desde o anúncio do nascimento até o primeiro passeio é necessário devido ao comportamento da mãe ursa, explica Fernando Siqueira Magnani, diretor do Parque Ecológico. “Ela não deixa nem o tratador ver os filhotes na maternidade até o fim do primeiro mês. Ela dá à luz em um local sossegado no interior do recinto, onde somente ela, um tratador e um técnico têm acesso, ainda assim restrito.

Esses raros animais são os únicos da espécie nascidos no Brasil e dos poucos nascidos em zoológicos no mundo. Segundo o censo de animais em cativeiro editado pela Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB), existem em zoológicos no país apenas onze ursos desta espécie em seis instituições. No ano passado, apenas o casal do Parque Ecológico de São Carlos procriou. É importante lembrar que a primeira ursinha nascida em São Carlos em 2000, filhote deste mesmo casal, já procriou no Zoológico de Salvador (BA), onde está abrigada há alguns anos. Ela recebeu o nome de Capitu, em uma eleição pública realizada naquele mesmo ano no Parque Ecológico.

O urso de óculos, ou Tremarctus ornatus, como é conhecido pelos cientistas e pesquisadores, é um urso que ocorre naturalmente em estado selvagem nas florestas da região andina desde a Colômbia até a Bolívia, sendo então os únicos representantes da família dos ursos (ursidae) que ocorre na América do Sul. Seus primos mais conhecidos são os pandas e os ursos polares. O macho da espécie pode pesar até 150 kg. Sua pelagem é espessa e negra, mas possui círculos brancos ao redor dos olhos, o que lhe confere o nome de urso de óculos ou “Oso de Anteoros” em espanhol, mas era conhecido pelos indígenas como Ucamari. Ele era adorado por maias e incas como o ser mais poderoso da floresta.

Os ursinhos e a mãe estão expostos no Parque Ecológico de terça a domingo, das 8h às 10h, pois após esse período eles retornam para o interior do recinto e, então, o macho pai é liberado para a exposição. Nos próximos meses, o Parque vai organizar uma eleição para a escolha dos nomes como parte comemoração dos 30 anos do parque, fundado em 1976. O Parque Ecológico fica aberto de terça a domingo, das 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone: (16) 3361-4456 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ”> Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Preservação da espécie
Hoje o urso de óculos é uma espécie ameaçada de extinção na sua área de ocorrência, devido à caça e principalmente à destruição das florestas onde vive. Segundo a IUCN, um organismo internacional de proteção às espécies naturais, ele é considerado um animal vulnerável, ou seja, corre o risco de desaparecer no ambiente natural. Para tentar ajudar na preservação do urso de óculos, o Parque Ecológico está unido a outras instituições do Brasil e do exterior em um grande esforço de reprodução e manutenção da espécie.

Esse esforço é coordenado pelo Lincoln Park Zoo, em Chicago, por meio do pesquisador Mark A. Rosenthal – International Studbook Keeper, que fornece as diretrizes dos trabalhos publicados anualmente para todos os participantes. Esse trabalho em conjunto aumenta as possibilidades de sucesso e cria novas oportunidades para a sobrevivência do animal.

(18/01/06)