» ALUNOS DO CURSO DE AEROGRAFIA RECEBEM CERTIFICADOS PDF Imprimir E-mail

Entrega dos certificados.
Na tarde de quarta, dia 18, no Centro da Juventude “Elaine Viviane”, no Jardim Monte Carlo, a Prefeitura realizou a entrega de certificados aos concluintes do curso de aerografia (pintura com aerógrafo, espécie de caneta que trabalha com jato de tinta). Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, que representou o prefeito Newton Lima, o secretário Especial de Infância e Juventude, padre Agnaldo Soares de Lima, e a chefe de Seção de Apoio aos Centros da Juventude, Vera Lucia Mello Chiavini.

O curso foi realizado conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Especial de Infância e Juventude e pelo Salesianos São Carlos, com o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. A atividade foi viabilizada por meio do Departamento de Economia Solidária da Prefeitura, que investiu R$ 2,8 mil, recurso conseguido através de projeto de captação junto à Fundação Banco do Brasil e utilizado para a aquisição de um compressor de ar e aerógrafos, além do pagamento da monitora.

Ao todo, 13 jovens entre 13 e 22 anos foram capacitados neste curso, dividido em duas turmas, e que teve duração de três meses. Ministrado pela professora Jaqueline de Moraes, o curso teve como principal objetivo oferecer aos jovens uma habilitação, apresentando-lhes técnicas de aerografia tanto para sua profissionalização quanto para seu entretenimento. “Foi muito interessante trabalhar com grupo de jovens. Eles foram bastante aplicados e assimilaram bem as técnicas que pudemos passar, e espero que possam aproveitar o aprendizado”, enfatizou a monitora Jaqueline.

Aruan Galvão Amorim, 22 anos, disse que há muito estava procurando um curso nesta área. “Gostei bastante do curso, já tinha um certo conhecimento de aerografia e pude aqui aprimorar meus conhecimentos. Tenho pretensão de ingressar neste mercado e para isso já comprei compressor e aerógrafo”, ressaltou. Para Joseane Cristina da Silva Couto, 16 anos, tudo foi novidade. “Entrei no curso incentivada pela minha mãe. Não sabia que era tão bom assim e logo no primeiro dia me apaixonei pelo curso. Com certeza esta é a área que eu pretendo atuar futuramente”, completou.

Padre Agnaldo parabenizou todos os participantes do curso. “Espero que vocês tenham aproveitado bem a oportunidade que a Prefeitura de São Carlos ofereceu com este curso. Tenho certeza que poderão utilizar as técnicas da aerografia até mesmo profissionalmente para melhorar suas condições de vida. Que Deus os abençoe”, finalizou. O vice-prefeito Emerson Leal saudou a todos em nome do prefeito Newton Lima, dizendo que cursos como estes são fundamentais para o desenvolvimento de jovens que buscam um lugar no mercado de trabalho. “Com o aprendizado que vocês tiveram aqui neste curso, espero que possam sem dúvida nenhuma conseguir uma vaga no mercado de trabalho ou até mesmo trabalharem por conta própria”, concluiu.

Ainda de acordo com Leal, a Prefeitura coloca-se à disposição deles, através do Banco do Povo, para que possam inclusive entrar com a solicitação de recurso para a compra de equipamentos como compressor e aerógrafos, para o trabalho individual ou até mesmo em grupo. “O que nós estamos fazendo não é só qualificar, mas também dando condições para que eles possam ter a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho com a possibilidade de abrirem um negócio próprio, gerando assim emprego e renda. Esta é a missão do Departamento de Economia Solidária”, enfatizou.

(19/01/06)