» MINISTRO E PREFEITO ENTREGAM INSTALAÇÕES E AMBULÂNCIAS DO SAMU PDF Imprimir E-mail


Nesta sexta, dia 27, às 11h, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, estará em São Carlos participando, ao lado do prefeito Newton Lima, da inauguração da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e da entrega de três ambulâncias com equipamentos modernos que estarão à disposição do serviço. A sede do SAMU fica no complexo onde está em construção o Hospital-Escola Municipal, que também será visitado pelo ministro, onde assinará convênios com o município para aquisição de equipamento e material permanente para o SAMU e para o Hospital-Escola, adiantou o secretário de Planejamento e Gestão, João Pedrazzani.

“É um evento muito importante e que consolida as ações na área da Saúde implantadas nos últimos anos pelo prefeito Newton Lima, por isso convidamos toda a população a prestigiar esse momento histórico para São Carlos”, ressaltou Pedrazzani. Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, a implantação do SAMU, criado pelo Ministério da Saúde em 2003, será um marco para São Carlos em relação às urgências.

“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU 192, o governo federal, em parceria com as prefeituras, está reduzindo o número de mortes, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental” explica Marcelo Henrique.

Com o SAMU, São Carlos passa a contar com 16 ambulâncias para o atendimento pré-hospitalar, sendo 14 de atendimento básico à vida e dois de suporte avançado à vida (UTI). Todas as ambulâncias são equipadas com sistema de rádio interligados entre si, e com a central do SAMU.

Como funciona o SAMU?
Após chamada gratuita, feita para o telefone 192, os técnicos na Central de Regulação identificam a emergência e, imediatamente, transferem a ligação para o médico regulador. Esse profissional avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local, ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Para a implantação do SAMU foi criado em São Carlos, em junho de 2004, o Comitê Gestor Municipal de Atenção às Urgências, formado por representantes da Prefeitura, Polícias Rodoviária, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Santa Casa de Misericórdia, Casa de Saúde, Conselho Tutelar e Associação Paulista de Medicina. É uma exigência do Ministério da Saúde que o Comitê Gestor Municipal de Atenção às Urgências abranja os mais diversos segmentos da sociedade, já que uma urgência pode acontecer em casa, na via pública ou dentro da escola. Por isso é importante que os segmentos estejam cientes e conscientes do que é necessário para o SAMU.

(25/01/06)