» EDUCADORES PLANEJAM O NOVO ANO LETIVO PDF Imprimir E-mail



Educadores das creches, das escolas de educação infantil e do ensino fundamental iniciaram nesta semana o planejamento para o ano letivo de 2006. “É preciso aperfeiçoar e crescer sempre. Por isso é necessário realizar o planejamento anual para avaliar as prioridades, corrigir eventuais falhas e multiplicar as ações positivas. Não dá para que cada profissional aja individualmente e para alcançar a integração é necessário planejamento e discussões freqüentes”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari.

Na segunda, dia 23, os diretores das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) visitaram as oito unidades da Prefeitura que oferecem ensino de 1ª a 4ª séries e também de 5ª a 8ª séries. Com essas visitas os diretores puderam conhecer instalações, ampliações e soluções de problemas aplicadas em outras escolas. “Foi importante também para que as tomadas de decisões possam ser feitas em grupo, com todos conhecendo as diferentes realidades. Podemos assim desenvolver o planejamento da rede municipal, de verdade”, explicou a diretora de Ensino Fundamental, Leila Lima.

Já na terça, dia 24, começaram as reuniões de orientação administrativa e técnica, sobre aquisição de materiais e produtos, uso do suprimento de fundos de cada escola e o acompanhamento dos Conselhos de Escola para as despesas realizadas através do fundo escolar. Foram feitas também avaliações das ações dos Conselhos de Escolas, forma de acentuar a participação da comunidade na composição dos Conselhos e sua atuação junto às escolas.

As assessorias da Secretaria de Educação e Cultura também participam discutindo as atividades em datas comemorativas, como o Desfile de 7 de setembro e do aniversário da cidade, educação física nas creches e para crianças e adolescentes, Educação Especial e o Projeto “Educação Patrimonial” com a assessoria de Educação Ambiental e o Departamento de Cultura. Na próxima semana, começa a capacitação em Plano Político Pedagógico, que contará com a orientação de especialistas da Universidade de Brasília.

(26/01/06)