» MUDANÇAS NO TRANSPORTE COLETIVO COMEÇAM NO FINAL DO MÊS PDF Imprimir E-mail

O secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, falou à imprensa na sexta, dia 3, sobre as novas mudanças no transporte coletivo, que começam a funcionar a partir do próximo dia 26. Até lá, nove reuniões para esclarecimento à população serão realizadas em diferentes bairros da cidade. O secretário explicou, por exemplo, que a redução de 97 para 92 ônibus da frota operacional não trará prejuízos aos usuários, já que pelo menos 39% deles terão um tempo de espera entre 25 a 35 minutos com a implantação da segunda fase do Sistema de Transporte Coletivo de São Carlos (Sitrans).

Com o atual sistema, 98% dos usuários do transporte coletivo têm um tempo de espera entre 45 e 60 minutos para um determinado bairro. Uma análise comparativa mostra que com as mudanças apenas 10% dos usuários terão esse mesmo tempo de espera. O estudo mostra que 39% dos usuários passarão a esperar entre 25 a 35 minutos, 38% entre 15 a 25 minutos e que pelo menos 3% terão um tempo de espera menor que 15 minutos.

Meirelles lembra que essa espera é para um determinado bairro, mas que durante esse período o usuário terá opções para outros locais da cidade. “O que vamos fazer é aumentar a oferta de ônibus, principalmente nos bairros, para que o usuário tenha um maior número de opções para fazer o deslocamento”, disse.

No entanto, o secretário lembrou que o uso do bilhete integrado será essencial para que os usuários possam fazer a integração e completar a viagem. “Trata-se de um processo de adaptação. Hoje, o sistema opera com linhas que ligam dois bairros distantes cruzando pelo centro da cidade. Com o Sitrans essas linhas serão mais curtas, o que vai resultar em uma economia de custo operacional e exigindo uma integração dos usuários”, explicou.

Segundo Meirelles, o sistema de integração tem apresentados bons resultados desde a sua implantação. Mensalmente, são registradas 123 mil integrações, o que significa que os usuários já estão utilizando duas linhas para completar a viagem pagando apenas uma tarifa. “Com o Sitrans, o usuário continuará a ter essas vantagens além de poder contar com um menor tempo de espera”, disse.

Calendário das reuniões da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas.

(06/02/06)