» MAIS DE 200 ATLETAS PARTICIPARAM DOS CAMPEONATOS DE KENDO PDF Imprimir E-mail


Cerimônia de abertura.Competição teve bom nível técnico.Carolina Morita (agachada à esquerda) exibe o
troféu de campeã.
Ao todo, 227 atletas de todo o país participaram dos Campeonatos Brasileiros Universitário, e Mirim e Infanto-Juvenil de Kendo realizados em São Carlos, no ginásio de esportes da Universidade de São Paulo (USP), no final de semana, dias 4 e 5. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Kendo, com apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) da USP.

Na abertura do I Campeonato Brasileiro Universitário, na manhã de sábado, dia 4, estiveram presentes o prefeito Newton Lima, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, o presidente da Confederação Brasileira de Kendo (CBK), Ciutoco Kogima, o vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Kendo, Yashiro Yamamoto, o presidente da Federação Paulista de Kendo, Constantino Messinis, o presidente da Associação São Carlos de Kendo, Ivan Yamamoto, e o chefe geral dos árbitros, Paulo Hayashi.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Newton Lima saudou os presentes, em especial os atletas e dirigentes. “Tenho certeza que este momento vai ficar marcado para sempre na história do Kendo brasileiro. Pela vocação universitária, teria que ser mesmo São Carlos a cidade abrigar a primeira competição em nível nacional. Coloco nossa administração à disposição da CBK para a realização de outras competições como essa”, enfatizou.

O Campeonato Brasileiro Universitário reuniu 114 atletas vindos de 40 instituições de ensino superior de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Das 15 equipes inscritas na competição, quatro eram de São Carlos, sendo uma da UFSCar e três da USP. Um dos destaques deste campeonato foi a são-carlense e estudante do 3° ano de arquitetura na USP, Carolina Akemi Martins Morita, que foi campeã na categoria Aspirante 1º Dan, 2º Dan e acima.

“Eu não esperava ganhar esse título. Tive alguns problemas na coluna e isso vem me prejudicando nos últimos meses, fazendo com que não consiga render o máximo”, disse Carolina, surpresa com o resultado. Já no domingo, dia 5, foi realizado o XXIV Campeonato Brasileiro Mirim e Infanto-Juvenil de Kendo, que contou com a participação de 113 atletas de 14 academias, sendo 12 academias do estado de São Paulo, uma do Estado de Santa Catarina e uma do Distrito Federal.

Na avaliação de Edson Ferraz, a realização do evento é mais uma mostra do potencial esportivo da nossa cidade. “O que vimos aqui foi sem dúvida uma demonstração da diversidade esportiva de São Carlos. O Kendo não é um esporte tão popular no nosso país, e ainda assim temos na cidade um grande número de praticantes”, festejou. O vice-presidente da Confederação Brasileira de Kendo, Yashiro Yamamoto, destacou a importância do apoio recebido tanto da Prefeitura como da USP para a realização da competição. “Sem o apoio dos parceiros não seria possível realizar esse evento. Quero aqui agradecer em especial o prefeito Newton Lima, que desde quando conversei com ele pela primeira vez da vontade de realizar a competição em São Carlos, apoiou a idéia”, concluiu.

Para o presidente CBK, Ciutoco Kogima, São Carlos está de parabéns pela estrutura oferecida para as duas competições. “Foi realmente surpreendente a participação de atletas, principalmente no I Campeonato Brasileiro de Kendo. Esperávamos a participação de cerca de 70 atletas e vieram 114, isso mostra principalmente a força do esporte em São Carlos. Prova disso é a conquista da Carolina Morita que é aqui da cidade. Aproveito para agradecer ao prefeito Newton Lima e o secretário Edson Ferraz pelo apoio que nos deram”, finalizou.

(06/02/06)