» USF DE ÁGUA VERMELHA REALIZA CERCA DE 700 CONSULTAS POR MÊS PDF Imprimir E-mail


Integrado ao Programa de Saúde de Família, após ser ampliado, reformado e transformado em Unidade de Saúde da Família em setembro do ano passado, o posto de Água Vermelha presta atendimento aos moradores do distrito e de fazendas e sítios da região. Realiza uma média de 700 consultas, 410 visitas domiciliares e dois mil procedimentos de enfermagem por mês. Os procedimentos incluem curativos, retirada de pontos, inalações, aferição de pressão, coleta de papanicolau, entre outros.

Além disso, dois dentistas se revezam no atendimento durante quatro dias na semana (segunda, quarta, quinta e sexta) na prestação de atendimento básico em odontologia. A média, em procedimentos como obturações, cirurgia e prevenção, é de 620 por mês. “A orientação odontológica da rede pública é fazer o mínimo de extrações dentárias. Sempre que possível procuramos recuperar o dente, para que tenhamos pessoas com uma boa saúde bucal”, explica o dentista Luiz Mendonça Filho.

“Sem dúvida, melhorou muito o atendimento que recebemos aqui. E como a gente sabe que dentista custa caro, poder fazer o tratamento na rede pública, perto de casa, é melhor ainda”, explica Maria Lucia Camilo, moradora de Água Vermelha, que acompanhava a filha na visita ao dentista. Com a reforma, a USF de Água vermelha teve os consultórios e sala de enfermagem ampliados, ganhou salas para esterilização, lavagem de materiais, curativos, pequenas cirurgias, medicação e o reforço de agentes comunitários de saúde.

(07/02/06)