» PARQUE TECNOLÓGICO SERÁ IMPLANTADO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, explicou à imprensa, na tarde desta terça, dia 7, como será a instalação do Parque Tecnológico em São Carlos. Por se tratar de um pólo tecnológico, a cidade foi escolhida como uma das cinco do Estado para a implantação do Parque. O Governo do Estado divulgou na segunda, dia 6, em evento ocorrido no auditório da Fapesp, as cidades-sedes dos parques. Emerson Leal participou do evento representando o prefeito Newton Lima.

“São Carlos foi escolhida juntamente com as cidades de Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos e São Paulo”, explicou o vice-prefeito. Em São Carlos é a Prefeitura que vai coordenar a implantação do Parque Tecnológico. A iniciativa contará com a participação das instituições de pesquisa e com a iniciativa privada. Segundo Leal, o próximo passo é fazer um comunicado público para que as empresas possam manifestar interesse em abrigar o Parque Tecnológico, “que será um empreendimento particular e que nós aguardaremos as propostas para analisar qual a melhor alternativa”, ressaltou.

Leal explicou que até o próximo dia 15 deverá ser feito o comunicado, que respeitará as diretrizes do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. “Temos uma comissão para escolher a empresa, inclusive com representantes do Sistema Paulista”, observou. O vice-prefeito também falou que os atores envolvidos já estão preparando um plano de trabalho para implantação do Parque Tecnológico, incluindo cronograma para instalação. O plano de trabalho será submetido ao Sistema Paulista até o final de março.

O objetivo principal do Parque Tecnológico é reunir, em um mesmo local, empresas que estejam dispostas a transformar conhecimento científico em tecnologia. “Um exemplo é o aparelho de televisão, ou seja, o conhecimento científico foi transformado em tecnologia, o que resultou no aparelho de televisão”, disse Leal. A ênfase do Parque Tecnológico de São Carlos vai privilegiar quatro ramos do conhecimento: materiais novos; ótica e fotônica; instrumentação agropecuária; e mecânica fina. São Carlos ainda deverá apresentar uma novidade, que é a criação de um Instituto de Inovação Tecnológica.

“Essa proposta nós estamos discutindo com o prefeito Newton Lima; seria uma forma de subsidiar novos empreendimentos dentro do Parque Tecnológico”, destacou. Em setembro do ano passado, o prefeito Newton Lima se reuniu com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles, e manifestou total apoio à criação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, colocando São Carlos à disposição para receber uma unidade.

(07/02/06)