» BIS SERÁ NECESSÁRIO PARA A INTEGRAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO PDF Imprimir E-mail


A partir do dia 26 de fevereiro, quando entrarem em operação as novas linhas do transporte coletivo de São Carlos, o uso do bilhete eletrônico (BIS) será fundamental para que os usuários façam a integração para completar a viagem. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, cerca de 120 mil integrações são feitas mensalmente, o que significa que em 120 mil vezes os usuários utilizam dois ônibus pagando apenas uma passagem. “A integração é a forma de o usuário utilizar dois ônibus, em um mesmo sentido, pagando apenas uma tarifa, no intervalo de tempo de 90 minutos” explicou o secretário Ricardo Meirelles.

Com o Sitrans, cinco tipos de bilhetes atendem os usuários. O Bis Vale Transporte é destinado a trabalhadores e sua recarga é feita mensalmente. O Bis Estudante, destinado aos alunos do ensino básico, médio e superior das escolas públicas e particulares do município, oferece ao usuário um desconto de 40% sobre o valor integral e pode ser carregado com até 100 passagens por mês. O Bis Faixa I é destinado aos aposentados, pensionistas e domésticas com renda até 1 salário mínimo e oferece um desconto de 40%. Já o Faixa II é destinado aos aposentados, pensionistas e domésticas com renda até 2 salários mínimos e oferece um desconto de 20%. Já o BIS comum é direcionado aos demais usuários que pagam o valor integral. Os cadastramentos e recargas dos cartões podem ser feitos nos postos de vendas da empresa concessionária do transporte coletivo.

Segundo Meirelles, com as mudanças das linhas, o usuário deverá ter o bilhete para fazer a integração pagando apenas uma passagem. No entanto, os cobradores continuarão recebendo o pagamento em dinheiro, mas neste caso a integração não será gratuita. Para explicar as mudanças no transporte coletivo da cidade, a Prefeitura está promovendo diversas reuniões nos bairros para que o usuário se informe sobre o itinerário e horários das novas linhas.

Calendário das reuniões nos bairros.

(08/02/06)