» PROHAB EXPORTA TECNOLOGIA BARATA E ECOLÓGICA PARA BOCAINA PDF Imprimir E-mail

Aquecedor solar de baixo custo.
Por intermédio do Instituto Internacional de Ecologia (IIE), a Progresso e Habitação São Carlos (Prohab), instituição vinculada à Prefeitura de São Carlos, está promovendo uma série de atividades no município de Bocaina, para disponibilizar conhecimento sobre a montagem do aquecedor solar de baixo custo, cuja tecnologia reduz em 30% a conta de energia elétrica, além de preservar o meio ambiente. “Este projeto vem despertando o interesse de muitas cidades da região, sendo que autoridades de Sertãozinho vieram até nossa sede para conhecer o equipamento”, disse o diretor-presidente da Prohab, Eduardo Cotrim.

O contrato entre os municípios prevê a realização de uma palestra e a inserção de quatro oficinas para da montagem de kits que serão instalados em 48 unidades da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), no distrito de Pedro Alexandrino. O programa pretende ativar uma profunda alteração no processo de gestão municipal integrando as questões ambientais, sociais e econômicas dentro de conceitos de sustentabilidade. “A proposta é construir um novo bairro, de tal forma que ele sirva às presentes gerações e não comprometa a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações”, explica o diretor da Prohab.

Funcional e barato
O aquecedor solar foi projetado pela Organização Não Governamental (ONG) Sociedade do Sol, sediada no campus da Universidade de São Paulo (USP) da capital. O produto utiliza materiais de tubo PVC e caixa d`água convencional, podendo custar de R$ 222 a R$ 294, dependendo do número de integrantes da família. Este valor corresponde a 10% dos aquecedores vendidos nas lojas de eletrodomésticos e grandes magazines, que contêm peças de cobre e placa de vidro.

“Nós ficamos com a responsabilidade e o extremo orgulho de divulgar esta excelente tecnologia para a região Central do Estado”, disse Cotrim. A Prohab informa que na próxima terça, dia 14, fará uma palestra aberta para toda população de São Carlos, na Casa do Sol, situada à rua Treze de Maio, 3.143, na Vila Nery. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3371-2119.

(09/02/06)