» MUDANÇA NO TRANSPORTE COLETIVO É DISCUTIDA COM A POPULAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Com a mudança do Sistema de Transporte Coletivo de São Carlos (Sitrans) agendada para o próximo dia 26, a última semana foi marcada por várias reuniões explicativas em diferentes bairros da cidade. Segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, essa é uma das principais medidas tomadas pela Prefeitura para explicar principalmente os novos itinerários e horários das linhas de ônibus.

Para o secretário, a participação dos usuários do transporte coletivo nas reuniões explicativas é fundamental para que sejam esclarecidas as dúvidas. “Na última semana realizamos reuniões nos bairros Cidade Aracy, Antenor Garcia e Vila Prado e nessa semana serão mais três reuniões: na terça-feira no Maria Stella Fagá, na quarta-feira no Jardim Cruzeiro do Sul e na quinta no Santa Felícia, sempre às 19h15”, informou.

A implantação da segunda fase do Sitrans trará várias mudanças aos usuários. A principal delas é o aumento de oferta de ônibus, principalmente nos bairros, e a diminuição do tempo de espera nos pontos. Segundo Meirelles, para se conseguir esses resultados, serão criadas oito novas linhas que ligam bairros ao centro e uma linha perimetral, que liga dois bairros sem passar pelo centro da cidade. No entanto, pelo menos 28 linhas que ligam dois bairros passando pelo centro serão excluídas e as 168 linhas especiais que só funcionam em horário de pico também deixarão de existir.

“Essas medidas vão nos permitir diminuir o custo do sistema e manter o preço da tarifa por pelo menos um ano. Além disso, a diminuição de linhas não significa a diminuição de ônibus em circulação. Vamos apenas readequar o sistema para que possa haver mais ônibus nos bairros. Esse novo sistema vai conseguir acompanhar o crescimento da cidade e permitir que o usuário faça a integração para completar a viagem pagando apenas uma passagem”, explicou.

Para que o usuário faça a integração, Meirelles explicou que é preciso ter em mão o Bilhete Eletrônico. Atualmente cinco tipos de bilhetes atendem os usuários de acordo com sua classificação. O BIS Vale Transporte é destinado a trabalhadores e sua recarga é feita mensalmente. O BIS Estudante, destinado aos alunos do ensino básico, médio e superior das escolas públicas e particulares do município oferece ao usuário um desconto de 40% sobre o valor integral e pode ser carregado com até 100 passagens por mês.

O BIS Faixa I é destinado aos aposentados, pensionistas e domésticas com renda até um salário mínimo e oferece um desconto de 40%. Já o Faixa II é destinado aos aposentados, pensionistas e domésticas com renda até dois salários mínimos e oferece um desconto de 20%. Já o BIS comum é direcionado aos demais usuários que pagam o valor integral. Os cadastramentos e recargas dos cartões podem ser feitos nos postos de vendas da empresa concessionária do transporte coletivo. Mesmo com o uso do Bis os cobradores continuarão recebendo o pagamento em dinheiro, mas neste caso a integração não será gratuita.

Além das reuniões explicativas, os usuários têm a disposição duas linhas telefônicas para obter informações sobre a mudança do Sitrans: 0800 772 7284 e o 3307-6466.

Calendário das reuniões nos bairros.

(13/02/06)