» COMISSÃO DE EVENTOS DEFINE ORGANIZAÇÃO DO CARNAVAL PDF Imprimir E-mail

A Comissão de Eventos Permanentes da Prefeitura reuniu-se nesta sexta, dia 17, na Estação Cultura, para discutir assuntos referentes à organização do Carnaval Popular 2006. A reunião foi comandada pela presidente da comissão, Telma Olivieri, e contou ainda com a presença de representantes das diversas secretarias que estão envolvidas no evento, como Educação e Cultura, Esportes e Lazer, Obras e Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Saúde, Governo, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, além das Administrações Regionais, Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Neste ano, o carnaval popular vai acontecer nos bairros Santa Felícia, Maria Stella Fagá, Cidade Aracy, Jockey Club, e nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. Em todos estes locais, nos respectivos dias, haverá carnaval à noite e matinê no período da tarde. Durante a reunião foi enfocado cada um dos itens relativos à organização da festa do reinado de Momo na cidade. Cada representante de secretaria ou órgão recebeu a tarefa que deve cumprir durante o evento.

Caberá à Prefeitura fornecer toda a estrutura necessária para a realização do Carnaval Popular desde a montagem de palco, instalação de energia elétrica, colocação de som e de tendas, até a distribuição de água para quem estiver trabalhando no evento e para o público que estiver participando. A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano fará na próxima semana o cadastramento de ambulantes interessados em trabalhar durante o Carnaval. Ficou estabelecido que somente dez ambulantes poderão montar barracas em cada evento nos bairros. Vendedores com carrinho de pipoca, amendoim e doces, já cadastrados na Prefeitura, poderão trabalhar normalmente.

Para a segurança dos foliões não será permitida a venda de bebidas em garrafas ou copo de vidro, e ainda bebidas destiladas. Para que essa decisão seja cumprida, os fiscais da Prefeitura estarão trabalhando nos 4 dias de Carnaval Popular.Em cada bairro, uma ambulância estará à disposição para o atendimento de qualquer emergência. Ficou estabelecido ainda que, caso a ambulância esteja fazendo algum socorro, e haja necessidade, outra será acionada via telefone 192. A campanha de combate à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a Aids, estará em pleno desenvolvimento. Os preservativos masculinos serão distribuídos na ambulância que estará de plantão no bairro.

Segundo Emiliano Saran Azevedo, membro da Comissão de Eventos e responsável pelo setor de segurança no carnaval, tudo está planificado para festa, e inclusive com a contratação de uma empresa particular para auxiliar a segurança em cada um dos bairros. “Já temos tudo delineado em relação à questão da segurança. Na semana que vem estaremos reunido com todos os envolvidos deste setor, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, juntamente com o secretário de Governo, João Muller, quando vamos ultimar todos os detalhes”, concluiu.

A presidente da Comissão de Eventos Permanentes, Telma Olivieri, ressalta que houve uma divisão de tarefas para que a festa de carnaval seja bem sucedida. “Cada um sabe bem o que deve fazer. Com a divisão de tarefas fica mais fácil o trabalho e desta forma esperamos que o Carnaval Popular agrade à população”, finalizou.

(17/02/06)