» PROGRAMA REVITALIZAÇÃO DE ADULTOS FAZ EXAMES DE AVALIAÇÃO PDF Imprimir E-mail



O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou durante esta semana os exames de avaliação nos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) que participam do Programa Revitalização de Adultos, uma parceria entre Prefeitura, através da Fundação Educacional São Carlos (FESC), e Universidade Federal.

O programa começou em abril de 2005 e já assistiu de maneira especializada a 350 pessoas da terceira idade em relação à execução de atividades físicas controladas e ao monitoramento das condições de saúde. Foram verificadas a influência de um programa prolongado de exercícios físicos regulares e controlado sobre a densidade e a qualidade mineral óssea, a força muscular, a flexibilidade corporal, o equilíbrio e o condicionamento físico. Também foi observada a influência dos programas de atividades físicas na qualidade de vida dessas pessoas.

Agora todos os alunos que participaram regularmente das aulas de atividades físicas (alongamentos, ativação cardiocirculatória aeróbica, exercícios de força, atividades de coordenação, agilidade, flexibilidade e hidratação) estão sendo submetidos ao quinto teste de avaliação do ano. Todos passam por exame clínico completo, aferição de pressão arterial e freqüência cardíaca, peso e altura, testes de condicionamento físico, força manual, flexibilidade, equilíbrio dinâmico e equilíbrio estático.

Segundo o coordenador do programa, José Rubens Rebelatto, do Departamento de Fisioterapia, todos os resultados dos vários testes realizados durante o ano estão sendo digitados em uma base geral de dados para análise estatística e serão divulgados no próximo mês de dezembro. “Vamos organizar um evento de encerramento para apresentar para todos os alunos a evolução que eles tiveram, como as condições de saúde deles melhoraram, em quais aspectos, as razões, o que não melhorou, o que pode ser feito para melhorar, enfim todas as informações, e também vamos fazer o lançamento de um vídeo que produzimos, inclusive com a participação de alunos da UATI, sobre a prevenção de quedas em indivíduos idosos”, disse.

Rebelatto disse ainda que o vídeo vai ser apresentado em Brasília e já existe a possibilidade de ser distribuído para todas as unidades do Programa de Saúde da Família do país. O Programa de Revitalização de Adultos tem duração de 4 anos, portanto no próximo ano continua a ser desenvolvido nos campi 1 e 2 da FESC, para essas pessoas que já participam, e novas turmas serão abertas para atender as pessoas que estão na lista de espera. As aulas continuarão sendo ministradas três vezes por semana, em dois períodos, com a participação de quatro fisioterapeutas, uma enfermeira, uma psicóloga, um estatístico e de alunos e estagiários de mestrado e doutorado da Universidade Federal de São Carlos.

(20/10/06)