» SESQUICENTENÁRIO PDF Imprimir E-mail

Com o slogan “A gente tem muito pra comemorar”, o prefeito Newton Lima fez o lançamento do calendário de eventos comemorativos aos 150 anos de fundação de São Carlos, cujas atividades terão início no aniversário de 149 anos, no dia 4 de novembro. Dividida em blocos, a programação destaca o potencial tecnológico e científico do município, aspectos culturais e festivos e ainda presta uma homenagem às diversas etnias presentes na história da cidade.



PROGRAMAÇÃO ESPECIAL VAI COMEMORAR O SESQUICENTENÁRIO DA CIDADE

No sábado, dia 21, na Fazenda Pinhal, o prefeito Newton Lima apresentou o projeto de comunicação que irá comemorar os 150 anos da fundação de São Carlos. A logomarca criada levou em consideração vários aspectos da história, destacando a araucária (árvore símbolo da cidade) e as cores da bandeira nacional, que são as mesmas da bandeira do município. Com a proposta de destacar uma década de conquistas e obras, o slogan resume: “A gente tem muito pra comemorar”.

Os trabalhos foram coordenados pela Organização Social de Interesse Público, presidida pelo advogado Modesto Carvalhosa, e pela Comissão de Festejos, presidida por Oswaldo Truzzi, da Universidade Federal de São Carlos. “Esta campanha tinha que ser anunciada nesta bela fazenda, onde toda a história de São Carlos começou a nascer”, relembrou o prefeito.

A programação foi dividida em quatro blocos, dando seu pontapé inicial no sábado, dia 4 de novembro, data em que São Carlos completa 149 anos. Nesta data está agendada uma série atividades, como o hasteamento da bandeira, bênção do bolo, desfile cívico, apresentação de corais e shows musicais. À meia-noite do domingo, dia 5, acontecerá um show pirotécnico, onde será inaugurado um relógio que fará a contagem regressiva para o Sesquicentenário. “Após a solenidade de inauguração do sistema de iluminação da Catedral, haverá o show “Tambores de Minas” com o cantor Milton Nascimento”, informou Truzzi.

O segundo bloco denominado de “São Carlos de Todos os Povos” irá homenagear a população negra, com a inauguração do Centro Municipal da Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”. Após o carnaval 2007, outros povos e etnias serão homenageados com apresentações de atividades culturais próprias e com a discussão de seu papel na construção do município. “Após valorizar e reconhecer o trabalho e esforço de todos os povos, nós iremos promover a Festa das Nações para demonstrar o espírito hospitaleiro de nossa cidade”, observou Newton Lima.

Não deixando de destacar o potencial tecnológico e científico do município, o terceiro bloco será denominado de “São Carlos do Conhecimento”, englobando a tecnologia aeronáutica. Estão programadas exposições sobre o centenário do 14 Bis e a inauguração do Museu Asas de Um Sonho, no Centro Tecnológico da TAM. O curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP) irá expor modelos e haverá palestras no Sesc e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) explanará o projeto de implantação do Curso Tecnológico de Aeronáutica.

Dedicado à cultura, o quarto bloco inclui o IV Vídeo Festival São Carlos, exposições de fotos, audição de orquestras e bandas escolares e a apresentação de diversos shows, englobando vários ritmos e estilos musicais. A comissão também preparou um seminário com o intuito de manter “viva” a memória da cidade. “É muito importante o envolvimento de todas as crianças, estudantes e universitários neste projeto, cuja base serve para mobilizar toda população são-carlense”, destacou o advogado Carvalhosa.

(24/10/06)