» ENCONTRO REÚNE EQUIPE DE CUIDADORES DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cuidadores em saúde, responsáveis pelo acompanhamento de pacientes com internação domiciliar, o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) da Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta, dia 25, uma série de atividades no Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”. O evento, que reuniu cerca de 50 cuidadores das regiões do Jardim Cruzeiro do Sul, Cidade Aracy, Vila Nery, Tangará, Parque Fehr e Santa Felícia, ofereceu momentos de informações, atividades físicas, dança, desfile, relaxamento e formação de rede social estimulando os vínculos afetivos e a partilha de vivências.

Além de comemorar o aniversário de um ano de encontro de cuidadores, os participantes tiveram a oportunidade de organizar várias tarefas. A programação teve início com a acolhida dos convidados, apresentação do grupo de teatro da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), sob a coordenação do professor Gustavo Dalla Déa, e dos integrantes do Centro de Referência “Vera Lúcia Pilla”, com trabalhos dos professores João Carlos Vieira e Nilva Rodrigues. Houve ainda apresentações de dança japonesa com o grupo Tomono-kai, desfile coordenado pela cuidadora Sônia A. de Silva, encenação coordenada pela cuidadora Vera L. Santana e dança circular (simbologia cultural de vários países) sob coordenação de Luiza Brunelli.

Ademir Palombo, enfermeiro e coordenador do PAD, explica que “muitos cuidadores se aniquilam para a vida, e nosso objetivo é realizar encontros semanais tirando o cuidador da rotina de cuidados na residência oferecendo atividades de pelo menos uma hora e meia que promovam melhoria na auto-estima e relaxamento. Quando tiramos o cuidador da residência é importante que ele perceba também que pode pedir ajuda, seja para o irmão, vizinho ou outros membros da família. Com isso mais pessoas passam a tomar conhecimento da existência de um paciente em internação domiciliar e que participação o cuidador passou a ter”.

Maria Cecília Villani Purquerio, coordenadora de ensino da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da Prefeitura, parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e o trabalho do PAD e fez um apelo aos cuidadores. “Espero que vocês não desanimem e continuem participando das atividades do programa. Muitas pessoas ficam tristes e reclamando da vida, da saúde, quando temos tantas opções de lazer na cidade. Procurem lugares e opções que possam promover a melhoria da qualidade de vida, com isso vamos diminuir as idas ao médico, diminuir os gastos com medicamentos e ainda ganhamos saúde e fazemos novos amigos”.

Após as apresentações dos grupos, o secretário municipal de saúde Dirceu Barbano elogiou o trabalho do PAD e enfatizou que a administração municipal está tentando fazer a diferença na humanização de cuidados e na percepção de que as pessoas de fato querem buscar melhoria na qualidade de vida. “Na semana passada, o presidente da República assinou um decreto instituindo de vez no sistema de saúde a internação e os cuidados domiciliares, e aqui em São Carlos isso já é feito há muito tempo. Eventos como esse promovem a cidadania e oferecem mais dignidade”, destacou.

Cuidando do cuidador
O PAD, implantado há nove anos no município, tem cadastrado hoje cerca de 160 pacientes. Já o projeto de encontro dos cuidadores está completando seu primeiro ano de atividades. Os encontros para desenvolvimento de dinâmicas de grupo tiveram início no ano passado e já aconteceram 24 vezes em várias instituições. As atividades e as datas dos encontros são definidas em reuniões das equipes do PAD no Centro Municipal de Especialidades (CEME).

(26/10/06)