» LIBERDADE ASSISTIDA PROMOVE EXPOSIÇÃO DE PINTURA PDF Imprimir E-mail



Os 18 adolescentes que foram atendidos pelo Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto nos últimos oito meses em São Carlos estão expondo os trabalhos de pintura em tela que foram produzidos dentro do Projeto Expressarte. Os quase 40 quadros, produzidos com orientação da professora Sirlene Scuracchio, podem ser vistos e até mesmo comprados até o próximo domingo, dia 29, no Shopping, no período das 10h às 22h.

“Nos surpreendemos com o projeto que foi inserido como uma proposta dentro do Programa de Medidas. No início tivemos algumas dificuldades, mas agora, com a venda da maior parte das telas, temos certeza do resultado”, explicou a coordenadora Glaziela Cristiane Solfa. Para a assistente social e orientadora do programa, Marcia Belucci Marson, idealizadora do projeto, os adolescentes participantes estão percebendo que o trabalho deles está sendo valorizado.

“Eles são muito imediatistas, mas o interesse foi tamanho que agora temos inclusive uma lista de espera, queremos poder abrir novas turmas. As aulas que aconteciam apenas uma vez por semana foram ampliadas e a professora que antes era uma voluntária foi contratada como oficineira através do apoio que recebemos da Prefeitura”, disse Márcia.

Todos os envolvidos ficaram comovidos com a venda das telas. A divisão dos lucros ficou definida através de um contrato, sendo que o adolescente pode escolher uma obra e ter a oportunidade de vender todas as outras que produziu, recebendo metade do valor comercializado. A outra parte fica com o programa, para garantir a continuidade do projeto, uma vez que alguns já estão até aceitando encomendas.

É o caso de Renan e Renato. Os dois descobriram o talento durante as aulas e pretendem continuar se aperfeiçoando cada vez mais. “Descobri um talento que eu não sabia existir em mim”, afirmou Renato. Jamile, de 17 anos, disse que vai continuar com as aulas de pintura mesmo depois que sair da LA. “Foi a primeira vez que tive contato com a pintura, adorei, me fez muito bem e eu consegui vender meus três quadros”, contou a adolescente.

Para o próximo ano estão sendo programadas outras duas exposições, dando continuidade ao trabalho e esperando contar com o apoio de novos parceiros. Quem tiver interesse em conhecer as atividades desenvolvidas pela LA – Liberdade Assistida em São Carlos pode entrar em contato pelo telefone 3372-0655.

Programa
O Programa de Medidas Socioeducativas em São Carlos é gerenciado pela entidade social Salesianos em parceria com a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e apoio da Prefeitura. O programa de liberdade assistida oferece 150 vagas para o adolescente infrator, realizando atendimentos individuais e em grupo, bem como acompanhamento das famílias, as quais, quando necessário, recebem complementação de renda através de programas da Prefeitura.

Atualmente o programa conta com a parceria de 13 entidades, entre universidades, estabelecimentos comerciais e outros. Para ter êxito é preciso integração e quando se fala em medidas socioeducativas é preciso lembrar que elas estão inseridas em uma rede de apoio importante, que atualmente é mantida pela Prefeitura, por meio de diversas secretarias, e Vara da Infância e Juventude, Promotoria de Justiça, Conselho Tutelar, Diretoria de Ensino e outros.

(26/10/06)