» PARCERIA PROMOVE PROJETO DE SAÚDE EM ESCOLA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre aspectos como prevenção de doenças, alimentação saudável e saúde bucal, a Escola Estadual “Aracy Pereira Lopes”, localizada no Monte Carlo, está desenvolvendo em parceria com a Prefeitura, Uniodonto, Unicep e Academia Aquário o projeto Geração Saúde, uma iniciativa dos professores de Educação Física da Escola de Tempo Integral (ETI), direcionada aos alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries.

Desenvolvido na escola desde o início deste ano, o projeto já ofereceu aos cerca de 360 alunos da escola ações de saúde como aferição da pressão arterial, pesagem e medição de altura, dados estes que foram utilizados para o cálculo do índice de massa corporal. Os procedimentos foram coordenados por profissionais das equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Cruzeiro do Sul, que identificou inclusive os alunos hipertensos, comunicando aos pais e encaminhando para tratamento médico.

Os alunos participaram de palestras educativas em que conheceram a pirâmide alimentar, souberam o que é desnutrição e qual é a importância nutricional dos alimentos. Outra atividade desenvolvida foi a conscientização sobre a saúde bucal, já que os alunos ficam em período integral na escola (das 7 às 16h10). Como fazem quatro refeições no período, os coordenadores do programa de saúde bucal, além de distribuírem uma escova, pasta dental e toalha para cada aluno, orientaram sobre como deve ser feita a escovação correta dos dentes e a higienização da boca.

Os professores buscam também despertar nesses jovens o hábito de atividades saudáveis, como a prática de esportes e atividades físicas, levando à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Para José Antônio Boni, docente da escola, a iniciativa é muito importante porque “desperta a conscientização dos alunos que saem da ociosidade e passam a cuidar melhor da saúde, do corpo, transformando-se em agentes multiplicadores das informações e dos conceitos de saúde para a família”. A Secretaria Municipal de Esportes reuniu os alunos para demonstrações de pingue-pongue de mesa, jogos de xadrez e damas, entre outros.

Na última quinta, dia 26, a escola, em parceira com a UBS do Cruzeiro do Sul, realizou a vacinação de cerca de 70 pessoas entre alunos, que colocaram a carteira de vacinação em dia, professores e funcionários. Foram aplicadas vacinas contra a hepatite B, dupla adulta (tétano, difteria) e tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola). Andreya Cristina Fiochi, supervisora da UBS do Cruzeiro do Sul, ressaltou a importância de orientá-los sobre as doenças imuno-preveníveis, colocando em dia a vacinação para assim evitar a transmissão da hepatite B.

“A cobertura vacinal na escola é muito baixa porque a maior parte das crianças fez as vacinas até os 5 anos e em 2000, quando a vacina contra a hepatite entrou no calendário nacional de vacinação estendida até os 19 anos, muitos pais por falta de informação não levaram os filhos para serem imunizados e agora estamos colocando isso em dia. A tríplice viral previne a má formação fetal nas mulheres quando estiverem grávidas, por causa da rubéola”, explicou.

A coordenadora pedagógica da escola, Neide Clapis, explica que o projeto Geração Saúde é extremamente importante, pois atua num estágio fundamental da vida do aluno, a adolescência, prevenindo doenças, mantendo a saúde e melhorando a qualidade de vida. Os resultados positivos nos surpreenderam”, disse.

(27/10/06)