» GRUPOS DE DANÇA SE PREPARAM PARA O FESTIVAL DE FINAL DE ANO PDF Imprimir E-mail



Os grupos de dança mantidos pela Prefeitura, que utilizam a dança como ferramenta de inclusão, educação e promoção social, estão se preparando para o festival de final de ano, ocasião na qual será apresentado todo o trabalho desenvolvido durante o ano. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro cerca de 500 pessoas deverão se apresentar no Ginásio do Sesc. “Coisas da Gente” foi o tema escolhido para as coreografias.

A entrada para o espetáculo é um quilo de alimento não perecível, e a arrecadação será distribuída pelo programa Fome Zero para as entidades sociais cadastradas. “Até 2004 aconteciam dois festivais: um realizado pela Secretaria de Cidadania e outro pela Secretaria de Educação, mas agora desenvolvemos um só projeto através de uma ação integrada entre as secretarias de Cidadania e Assistência Social, Educação e Cultura, Fundação Educacional São Carlos (FESC) e Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI)”, explicou Lígia de Souza Gomes, monitora de arte e educação.

O diferencial para este ano foi a contratação da bailarina Roberta Maziero, são-carlense que participou de várias companhias de dança no Brasil. No primeiro semestre ela deu um curso de qualificação em educação e dança para todos os professores da Prefeitura e agora assina a direção artística do festival. “A intenção é cada um explicar por que gosta da dança, falando da importância para cada comunidade participante. Vamos envolver diferenças, crianças, jovens, idosos, dança de rua, jazz, e até um grupo de Santa Eudóxia que faz a Roda da Rosa Amarela. Quero integrar todos esses grupos”, explica Roberta.

Nilva Rodrigues, coreógrafa do grupo do Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla” promete muita animação. “Estamos definindo o nome da nossa coreografia, mas é sobre a mulher, o cotidiano de cada uma que, mesmo com as diferenças, consegue um tempo pra conviver em grupo e lutar por seus benefícios. A turma está ensaiando três vezes por semana e já começou a confeccionar o figurino”, disse.

Ela conta que vai coordenar também uma coreografia que envolve 70 pessoas, entre crianças do Projeto Anjos da Guarda do Cáritas e grupos de idosos dos Centros Comunitários do Santa Felícia, “Vera Lucia Pilla”, São Nicolau de Flüe e campus 2 da FESC. “Vai ser um samba de roda, em que toda a percussão vai ser feita pelas crianças. Todos podem esperar uma bela apresentação”, disse Nilva.

(31/10/06)