» PREFEITO CONHECE INSTALAÇÕES DO CEMITÉRIO JARDIM DA PAZ PDF Imprimir E-mail



O prefeito Newton Lima visitou no domingo, dia 29, as instalações do cemitério Jardim da Paz, localizado no Cidade Aracy. O cemitério é particular e já existe desde 1984, quando sua instalação foi aprovada pela Prefeitura. Com 800 corpos sepultados, o cemitério passou a ser gerenciado por uma nova empresa, a HMR Empreendimentos e Participação, que adequou o local às exigências definidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Cidade Aracy.

O TAC do Aracy, estabelecido entre Prefeitura, empreendedores imobiliários dos loteamentos, Ministério Público do Meio Ambiente e Urbanismo e do Consumidor, reformulou e regularizou o bairro após mais de 20 anos de existência, possibilitando aos moradores a obtenção das escrituras. O TAC e posteriormente o Plano Diretor do município também estabeleceram diretrizes para toda a área da serra do Aracy, local onde está localizado o cemitério Jardim da Paz.

“A Prefeitura de São Carlos teve um papel central na regularização do cemitério”, comentou o prefeito Newton Lima, lembrando de toda a regularização fundiária e tributária do empreendimento. O cemitério possuía diversas irregularidades, como IPTU em atraso e dificuldades para sua consolidação como cemitério. Todas essas pendências foram resolvidas.

“Mesmo estando aprovado desde 1984 junto à Prefeitura, a nova empresa está preocupada com a regularização atual do cemitério”, explica o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci. Ele informa ainda que a empresa está providenciando, junto aos órgãos públicos municipal e estadual, toda a documentação necessária.

O secretário também lembra que a empresa providenciou a reurbanização do cemitério e está participando do projeto de recuperação do córrego Água Quente. “Eles estão estudando a participação da empresa no projeto de implantação do Parque Florestal Urbano do Água Quente através da incorporação de área no reflorestamento da região”, salienta.

Antes de a nova empresa regularizar o cemitério, cinco famílias viviam irregularmente no prédio onde deveria funcionar o velório. A HMR Empreendimentos e Participação providenciou a remoção dessas famílias para um local adequado, possibilitando a reforma do edifício do velório e colocando à disposição da população cinco salas, uma capela ecumênica, uma lanchonete, uma floricultura e salas para a administração.

Durante a visita, o proprietário do cemitério, Sérgio de Matos Marques, disse que já estão contratados e trabalhando 33 pessoas e a expectativa é contratar mais 40. O cemitério tem uma área de 80 mil metros quadrados e disponibilizará aproximadamente 19 mil jazigos. “O cemitério não é municipal, é particular, mas disponibilizará jazigos sociais”, comentou o prefeito. A previsão é de que a empresa disponibilize cerca de 2.000 jazigos sociais, cuja utilização será discutida em detalhes entre a empresa e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

O objetivo do proprietário do cemitério é torná-lo um parque, com espaços agradáveis para as pessoas caminharem e também para fazerem as visitas aos seus familiares, similar ao cemitério do Morumbi na capital do Estado. O arquiteto do cemitério Jardim da Paz é o mesmo do cemitério paulistano.

(01/11/06)