» SAÚDE: REGIÃO DO ARACY JÁ TÊM NOVO SISTEMA DE ATENDIMENTO PDF Imprimir E-mail


Fichas multicores classificam atendimento.Legendas informam atendimentos.Pacientes aguardam atendimento
com maior conforto.
Com o objetivo de aumentar a resolutividade da atenção básica em saúde, diminuição ou eliminação das filas nas unidades, humanizando o cuidado prestado, a Secretaria Municipal de Saúde está implantando um novo sistema de acolhimento reorganizando a Rede de Cuidado da Administração Regional de Saúde (ARES) no bairro Cidade Aracy.

Numa primeira fase, o novo sistema de acolhimento está buscando organizar a chegada dos pacientes que procuram a unidade de saúde, classificando por meio de ficha com cores diferentes as pessoas que já têm consulta marcada. Será possível diferenciar, por exemplo, aqueles que vêm para realizar procedimentos, como aferir a pressão, fazer curativos, aplicar um injetável, e os usuários que vão à unidade em busca de uma consulta ainda sem agendamento.

A metologia do novo sistema de acolhimento teve a participação e recebeu sugestões das equipes de saúde e representantes dos usuários. Após um trabalho inicial de sensibilização e conscientização, busca-se agora ampliar o conforto, organizar o fluxo de pacientes e melhorar a qualidade do trabalho dos funcionários e do atendimento das pessoas na unidade. As mudanças devem organizar também o fluxo de pacientes das duas Unidades de Saúde da Família (USFs) da região localizadas nos bairros Antenor Garcia e Presidente Collor. Gradativamente as mudanças devem ser implantadas em outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou USF, iniciando pela UBS da Santa Felícia. É a primeira fase de um processo que deve ser finalizado em fevereiro do ano que vem.

O secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, explica que “essa primeira classificação já tem possibilitado organizar o fluxo dos pacientes dentro da unidade, aumentando o conforto, fazendo com que todos possam esperar sentados já nos locais de maneira organizada entre grupos. Isso prepara para uma segunda etapa em que nós vamos classificar essas pessoas já por risco. As pessoas que precisam de atendimento imediato serão atendidas no mesmo dia ou no outro, constituindo-se num passo fundamental para melhorar o atendimento na unidade”.
Barbano ressalta ainda que o maior valor que se conseguiu atingir até agora foi justamente o envolvimento da equipe do local no interesse em fazer este processo de mudança. “Há um grande envolvimento da equipe e uma expectativa muito clara de que ao melhorar o atendimento das pessoas melhora também o ambiente e organiza também o seu trabalho”.

Outro benefício que também deve agilizar o atendimento foi a definição de que as pessoas que buscam a unidade para a aplicação de injeção, para medir pressão ou fazer vacinação não precisarão mais utilizar o prontuário. O sistema de anotação será diferenciado, em fichas, agilizando o tempo no atendimento e facilitando o trabalho dos servidores.

Segundo os coordenadores, a continuidade do projeto será garantida com educação permanente da unidade de saúde, bem como nas avaliações de ações e resultados feitas nas reuniões dos conselhos gestores da região. “Entendemos que a proposta não será estática, terá melhoria contínua, sendo que a equipe poderá aprender com os erros e aprimorar os acertos, recebendo inclusive contribuições que deverão ser discutidas e avaliadas”, explica Maria Inêz Ferreira de Assis Bertachini, coordenadora do ARES do Cidade Aracy.

Como funciona o novo sistema de acolhimento – O eixo do projeto depende basicamente do trabalho de equipes integradas, participantes e co-responsáveis pelas decisões e resultados como também de pessoas que entendem a importância do desenvolvimento de vínculo com a comunidade assistida.

Todos os usuários que chegam à unidade são encaminhados a partir das 6 horas para o salão em frente à farmácia, onde são devidamente acomodados. Neste existem cadeiras e televisão. Ao invés de ficarem em pé na fila que se forma durante a madrugada, os usuários podem estar em um ambiente acolhedor.

Assim que a unidade é aberta às 7 horas, os agentes comunitários de saúde, também treinados para conversar com cada usuário que estiver neste salão, fazem o encaminhamento do próximo atendimento. Os pacientes com consulta agendada para o dia são encaminhados para a recepção para confirmação de consulta ou demais procedimentos.

Para viabilizar as modificações implementadas, houve uma reorganização das dependências e adequações do espaço físico da unidade. Elas sempre são reavaliadas e discutidas nas reuniões dos membros de coordenação do projeto com as equipes de trabalho e Conselho Gestor da Unidade.

A população também receberá material didático, procurando demonstrar de forma clara a nova dinâmica operacional implantada na unidade de saúde, além da divulgação das mudanças por meio dos agentes comunitários de saúde, conselhos gestores da região, comércio local, escolas, entre outros.

(01/11/06)