» ALUNOS DA UATI SÃO OS PRIMEIROS A VISITAR O MUSEU DA TAM PDF Imprimir E-mail


Os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) da Prefeitura, coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), estiveram na tarde de segunda, dia 6, conhecendo o Museu Asas de um Sonho, localizado ao lado do Centro Tecnológico da TAM, na rodovia Tales de Lorena Peixoto, que liga São Carlos a Ribeirão Preto. O Museu somente será aberto ao público no domingo, dia 12, mas os alunos da UATI foram convidados pela direção da empresa para fazer a chamada visita “experimental”, ou seja, um teste para a equipe de monitores que vai trabalhar no local.

João Amaro, presidente do Museu e irmão do comandante Rolim Amaro, ex-presidente da empresa, falecido em 2001, recebeu os alunos da UATI e fez questão de explicar como vai ser o funcionamento do Museu e a importância dessa primeira turma de visitantes. “Os nossos monitores estão tendo a oportunidade de verificar se já estão aptos para atender o público, passando todas as informações sobre os 35 aviões que estarão expostos nessa primeira etapa, já que futuramente pretendemos ampliar, chegando a 66 aeronaves. Estamos em treinamentos há vários dias, mas hoje é o primeiro teste, por isso escolhemos pessoas da terceira idade, já que muitas conhecem um pouco da história das aeronaves que estão aqui”.

Amaro disse também que a disposição dos aviões ainda vai ser modificada, já que algumas aeronaves estão recebendo a última revisão, caso do avião comercial da Panair, que voava na década de 40 e que está recebendo pintura original. “Durante a semana também vamos receber crianças da rede pública de ensino, já que é outro tipo de público e exige outro tipo de abordagem por parte dos nossos funcionários”, finalizou Amaro. Os alunos da UATI também conheceram o Centro Tecnológico da TAM, onde é feita toda a manutenção dos aviões da empresa que estão em operação e também da aeronave que atende ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a aluna Leonilda Sardelli, que freqüenta o Campus 2 da FESC na Vila Prado, foi um passeio maravilhoso e diferente. “Ninguém da minha família vai acreditar que já conheci o Museu antes de ser inaugurado, é um espetáculo, fico emocionada de chegar perto desses aviões. Pena que não pudemos tirar fotos ao lado deles antes da abertura oficial”, comentou. Maria Ivone Casale, aluna da UATI do Campus 1 na Vila Nery, ficou sensibilizada ao entrar e ser recebida pelo comandante João Amaro e por todos os monitores. “Com certeza foi uma aula, já que conhecemos um pouco a história de cada uma dessas aeronaves, vale a pena voltar e trazer o restante da família”.

O Museu da TAM, que será inaugurado oficialmente no sábado, dia 11, vai funcionar de quarta a domingo, das 10h às 16h30. O ingresso vai custar R$ 10,00 para adultos e idosos. Para crianças de até seis anos a entrada será gratuita, e de 7 a 12 anos a entrada sairá por R$ 5,00.

(07/11/06)