» GRUPO DE ALUNOS VISITA O MUSEU ASAS DE UM SONHO PDF Imprimir E-mail

Na manhã desta terça, dia 7, um grupo de 40 alunos das EMEBs “Carmine Botta” (Boa Vista) e “Dalila Galli” (Jockey Clube), que participam do Projeto Lego, visitaram o Museu Asas de um Sonho, da empresa aérea TAM. O grupo conheceu também o Centro Tecnológico da TAM, onde acompanhou os trabalhos dos técnicos que fazem a manutenção de todas as aeronaves da empresa.

A inauguração oficial do museu acontece somente neste sábado, dia 11, e será aberto à visitação no domingo, dia 12, mas um convite da direção da empresa possibilitou aos alunos conhecerem o espaço que abrigará o maior museu particular de aviões do país. No entanto, para não estragar a surpresa, não foi permitido fotografar o local. Acompanhados por monitores, os alunos conheceram alguns aviões que fazem parte da história da aviação mundial, como o monomotor Cessna 195, avião que foi totalmente recuperado e inspirou os irmãos Rolim Adolfo Amaro e João Francisco Amaro a construírem o museu.

Nessa fase de implantação, o Museu Asas de um Sonho, que será gerido pela associação sem fins lucrativos “EDUCTAM – Educação, Assistência e Cultura”, criado em 1991 pelos funcionários para administrar os programas sociais da empresa, vai contar com 32 aeronaves, incluindo-se aí os planadores. Podem ser vistos ainda a réplica do 14 Bis, avião construído por Alberto Santos-Dumont, aparelho que fez o primeiro vôo propulsado por motor de explosão, um Constellation de 1946 da Panair, modelo que foi o primeiro a fazer um vôo intercontinental, avião que foi totalmente restaurado para ficar em exposição, entre outros.

Alexandre Martins Fontes, aluno da 5ª série da EMEB “Dalila Galli”, disse ter gostado de tudo o que viu no museu. “Nunca tinha visto um avião tão de perto assim. Para mim, o caça é o mais legal”, revelou. Para Bruno Botelho de Carvalho, também da Dalila Galli, o museu é muito interessante. “Tem muitos aviões legais aqui, mas o que eu mais gostei foi da réplica do 14 Bis e do Barão Vermelho”, disse.

“Os aviões da 2ª Guerra Mundial e o Constellation, que é o maior do museu, são os que eu mais gostei”, disse a estudante da 8ª série da EMEB “Carmine Botta”, Larissa Jéssica Alves, que também ficou encantada com o que viu no museu da TAM. O museu, que será inaugurado oficialmente no dia 11, vai funcionar de quarta a domingo, das 10h às 16h30. O ingresso vai custar R$ 10,00 para adultos e idosos. Para crianças de até seis anos a entrada será gratuita, já de 7 a 12 anos a entrada custará R$ 5,00.

(07/11/06)