» EXAMES E PALESTRAS MARCAM O DIA MUNDIAL DO DIABETES PDF Imprimir E-mail



Com o tema “Cuidado para todos”, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vai realizar no próximo dia 14, Dia Mundial do Diabetes, uma campanha de detecção, orientação, educação e prevenção das complicações da doença. Serão envolvidos na campanha médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, estudantes de Medicina e demais profissionais das equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para a realização das atividades de orientação e prevenção da doença, todos os profissionais envolvidos na campanha receberam um treinamento ministrado pela Profª Drª Ângela Leal, do Departamento de Medicina da UFSCar. Para o dia 14, Estão programadas duas palestras, das 19h30 às 21h30, no Anfiteatro Norte da UFSCar, ao lado da Biblioteca Comunitária. Os temas serão “Diabetes Hoje”, ministrada pela Profª Drª Ângela Leal, e “Uso de Células-tronco em Diabetes Mellitus”, pelo Prof. Dr. Júlio Voltarelli, da Faculdade de Medicina da USP/RP.

O foco principal da campanha é estimular a ida do paciente à unidade de saúde mais próxima de sua residência, mantendo o vínculo com a equipe que vai realizar o tratamento da doença e realizando a identificação de necessidades e garantia de atendimento. Sob a coordenação do Departamento de Atenção Básica, as unidades municipais de saúde estarão oferecendo permanentemente exames da dosagem de glicemia com realização de testes em pessoas dos grupos de risco: parentes de diabéticos, obesos, hipertensos, coronariopatas, indivíduos com hiperlipemia, mães que tiveram filhos com 4 quilos ou mais, mulheres que tiveram diabetes gestacional, população em geral com mais de 35 anos.

Serão feitos também procedimentos como avaliação física geral, incluindo medições de peso, estatura, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medida da circunferência abdominal, aferição da pressão arterial, avaliação de pés a todos pacientes com diagnóstico de diabetes, agendamento para realização de exame fundo de olho a pacientes que não realizaram no último ano, além da avaliação da saúde bucal dos pacientes diabéticos. Os pacientes com exames alterados terão agendamento garantido, e será iniciada, além do tratamento, a educação em diabetes com orientações sobre dieta, atividade física e a importância do acompanhamento por equipe multidisciplinar.

(08/11/06)