» HORTA MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail


Grupos podem agendar visitas monitoradas.

ALUNOS DO CCI DA USP CONHECERAM A PRODUÇÃO DA HORTA

A Horta Municipal da Prefeitura recebe diariamente visitas de estudantes e está aberta para qualquer grupo interessado em conhecer a produção orgânica de alimentos e educação ambiental. Atualmente seis funcionários - um engenheiro agrônomo, um técnico agrícola, um hortelão e três serviços gerais – são responsáveis pela produção de 100 caixas de alimentos por semana, cerca de 500 quilos de 20 tipos diferentes de hortaliças cultivadas numa área de oito mil metros quadrados.

Luis Vallilo, responsável pela Horta, afirma que o local tem por objetivo não só a produção de hortaliças, verduras e legumes, mas também a preocupação com o meio ambiente. “Quem quiser conhecer o nosso trabalho será muito bem-vindo, crianças, adultos, grupos de terceira idade, qualquer pessoa”, garantiu. “Tem criança que conhece uma cenoura, por exemplo, apenas pela prateleira do supermercado. E quando a vê aqui, na terra, fica surpresa. Eu presenciei isso várias vezes, por isso é muito gratificante receber as visitas”, concluiu.

Na manhã desta quarta, dia 8, 20 alunos do Centro de Convivência Infantil (CCI) da Universidade de São Paulo (USP), filhos de professores e funcionários, estiveram no local. Duas turmas, com crianças de 3 e 4 anos, participaram da visita e, de acordo com a pedagoga responsável, a intenção é mostrar na prática, com passeios, o que os pequenos estão aprendendo em sala de aula.

“Estamos desenvolvendo projetos diferentes com as crianças e vir até aqui foi muito bom. Tem um grupo trabalhando a reciclagem e outro está cultivando uma horta”, destacou a pedagoga e coordenadora do Centro, Beatriz de Cássia Boriollo, que afirmou estar encantada com o trabalho da horta e ter interesse em repetir a visita.

A Horta Municipal fica na Rodovia Guilherme Scatena, km 2,5 (próximo do Parque Ecológico e da Universidade Federal, logo depois do Horto Municipal). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 17h. Outras informações e agendamento de visitas pelo telefone 3361-1083.

(08/11/06)