» DEFINIDA EMPRESA PARA A CONSTRUÇÃO DE INTERCEPTOR DE ESGOTO PDF Imprimir E-mail


A Aracons Construtora Ltda., com sede em Araras, apresentou o menor preço durante o processo licitatório organizado pela Comissão de Licitações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura. A vencedora será responsável pela construção de um interceptor de esgoto junto às margens do córrego Mineirinho. O prazo de execução desta obra será de 70 dias úteis, contados a partir da assinatura do contrato. Esta obra será realizada pelo valor de R$ 339.800,92, dentro do padrão de cálculo estabelecido pela Divisão de Planejamento e Projetos (DPP). A proposta deste projeto é afastar de forma adequada o esgoto gerado nos bairros próximos ao córrego, bem como do campus II da Universidade de São Paulo (USP).

O processo de construção será iniciado em uma rua do Santa Angelina, seguindo pela margem esquerda do córrego dentro do campus, passando para a direita, sendo concluída no sifão próximo à rotatória do Shopping. O prazo de recurso entre os concorrentes já foi esgotado, aguardando o processo de adjudicação e homologação assinado pelo diretor-geral da autarquia, Jurandyr Povinelli. Em seguida será estipulado um prazo de no máximo cinco dias para a assinatura definitiva do contrato entre as partes. “Caso a primeira colocada não se manifeste para o ato de assinatura, a próxima classificada será contatada imediatamente”, explica o presidente da Comissão de Licitações, Cláudio Roberto Lopes Macedo.

Futura ETE
A construtora terá que implementar um intensivo plano executivo englobando diário de obras, conjunto de plantas e anotações de responsabilidades técnicas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, será estudado um projeto de interrupção do tráfego, cujo objetivo é proteger os trabalhadores, pedestres, ciclistas e motoristas. A meta é sinalizar o desvio e instalar um sistema de sinalização com boa visibilidade diurna e noturna. As placas de identificação das obras serão de acordo com os padrões definidos pela autarquia, devendo ser afixadas em locais com estruturas suficientes para resistir aos esforços externos, principalmente ao vento. A obra será locada e acompanhada por uma equipe de topografia, responsável pela conferência de todas as cotas e níveis antes de toda a concretagem.

O conjunto desta obra tem uma extensão de 1.018 metros, sendo projetada com tubos de concreto armado, classe EA-2, resistentes às intempéries climáticas, orgânicas ou químicas, específicos para a passagem de esgoto. A vala será escavada através de retroescavadeira, sendo que o pavimento demolido será transportado para um local determinado pela fiscalização do SAAE. As guias e sarjetas serão reconstituídas, respeitando o padrão utilizado pela Prefeitura, plantando grama tipo batatais, em áreas em que houver algum tipo de desmatamento.

(10/11/06)