» PREFEITURA VAI ABRIR LICITAÇÃO PARA REFORMA DA UPA PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura de São Carlos, por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, deve abrir nos próximos dias uma licitação para definir a empresa que vai promover melhorias no aspecto físico e de acolhimento da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da avenida São Carlos. As melhorias têm por objetivo oferecer mais conforto aos usuários e são necessárias em função da degradação da pintura do prédio, inaugurado na década de 80, e do aumento no número de atendimentos realizados pela UPA ao longo do tempo.

Nesta sexta, dia 10, o secretário municipal de Saúde Dirceu Barbano, acompanhado do chefe de Divisão Administrativa de Pronto-Atendimento Francisco Luiz Néo, do chefe de Divisão de Atendimento Pré-Hospitalar Ariel Fucci Wady e do diretor de Atenção Hospitalar Adriano Marinovic, conheceu o projeto de reforma elaborado pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Devem ser gastos aproximadamente R$ 27,5 mil em obras de ampliação da recepção, pintura interna e externa, troca de mobiliário, revisão da parte elétrica, instalação de ar-condicionado, além de reposição do piso em paviflex.

Para Barbano, as melhorias devem trazer conforto tanto para os usuários quanto para os profissionais de Saúde que trabalham no Pronto-Socorro. Ele ressalta ainda que a Prefeitura aumentou o número de médicos da unidade. “Nós já autorizamos o Departamento de Atenção Hospitalar a manter na UPA entre 3 e 4 médicos durante todo o dia, exceto no período da madrugada, quando dois médicos conseguem atender as demandas”, disse.

Outra ação a ser implantada pelo Departamento de Atenção Básica da secretaria será a implantação de uma nova dinâmica de acolhimento dos usuários da UPA da avenida São Carlos. Pelo projeto, os profissionais de saúde vão definir o foco de cuidado e atendimento a partir das necessidades e grau de risco do usuário do sistema municipal de saúde. O sistema de acolhimento tem a pretensão de ser eficiente já na abordagem, no primeiro atendimento.

É um grande desafio para um sistema que ainda tem como cultura a presença imediata do médico. “Nós nos acostumamos a ser atendidos por ordem de chegada, mas temos que ter consciência de que em alguns momentos a urgência e emergência precisam ser priorizadas porque representam risco de morte para o paciente”, explica Barbano. Uma das maneiras de melhorar o atendimento, principalmente nos casos em que se requer agilidade, segundo Barbano, é que “nas UPA’s não pode haver senha. Os profissionais precisam estar preparados para classificar a urgência e o risco do atendimento”.

A expectativa da secretaria é de que em 90 dias a reforma já esteja concluída. Por isso pede-se a compreensão da população para as obras que devem ser realizadas com maior intensidade no período noturno, de menor movimento dos usuários.

(10/11/06)