» DEFESA CIVIL RECEBE EQUIPAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL PDF Imprimir E-mail



A Defesa Civil, administrada pela Prefeitura, recebeu do Ministério da Integração Nacional, através do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), um conjunto de equipamentos e materiais para o mapeamento e monitoramento das áreas de risco de São Carlos. O secretário municipal de Governo, João Muller, esteve na quinta, dia 9, conhecendo o equipamento, que está montado na sede da Defesa Civil. “Nos dois últimos anos cresceu muito a qualidade dos serviços oferecidos pela Defesa Civil de São Carlos graças à dedicação profissional da equipe que comanda esta área, apoiada pelos investimentos efetuados pelo município”, afirmou.

Apenas outras quatro cidades do Estado de São Paulo receberam a doação: Campinas, Jacareí, Santo André e Cubatão. “São Carlos é considerada modelo em Defesa Civil e temos nos dedicado para manter essa posição garantindo um trabalho preventivo de qualidade para a população”, explicou o chefe da Divisão da Defesa Civil, Danilo de Almeida.

A cabine enviada pelo governo federal compreende um computador de mesa, um fax, um GPS, uma câmera digital e um computador de mão, mesa, cadeira e armário. Após o treinamento da equipe, que será feito por funcionários do CENAD, São Carlos estará integrada com o órgão em Brasília (DF), podendo enviar com rapidez informações levantadas em campo sobre a situação no município. A cabine também possibilitará a criação de um banco de dados das áreas monitoradas pela Defesa Civil de São Carlos, auxiliando o trabalho futuro de prevenção e atendimento de emergências.

Sistema informatizado
O CENAD, sob a coordenação técnica do Departamento de Resposta aos Desastres e Reconstrução–DRD, tem como objetivo possibilitar, por intermédio do emprego de um sistema informatizado, o gerenciamento de ações preventivas e de respostas, bem como a mobilização de recursos humanos, materiais e equipamentos, no sentido de evitar ou reduzir danos e prejuízos à sociedade, coordenando as informações de riscos de desastre e monitorizando os parâmetros dos eventos adversos, diuturnamente, permitindo o geoprocessamento de dados via satélite.

O seu funcionamento tem como base o estabelecimento de parcerias com os órgãos estaduais de Defesa Civil e instituições técnicas que disponham de recursos humanos, materiais e institucionais apropriados, bem como de informações úteis ao desenvolvimento das atividades do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC.

(10/11/06)