» ARTESANATO PDF Imprimir E-mail

Apoio à rede de comercialização solidária.



ARTESÃS COMERCIALIZAM PRODUTOS NA PRAÇA DO COMÉRCIO

O projeto Artesanato Amor e Arte, que é desenvolvido por um grupo de mulheres, está recebendo apoio da Prefeitura para a formação de uma Rede de Comercialização Solidária de produtos artesanais. Nesta rede, cada artesã tem a liberdade de escolher como vai realizar a compra de sua matéria-prima e de que maneira irá confeccionar o seu produto artesanal, individual ou coletivamente, no seu tempo livre, na sua residência, enfim, adequar a sua rotina de trabalho às necessidades pessoais e familiares. O apoio da administração é concedido por meio das Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social e de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia

O trabalho coletivo se dá no momento da comercialização do artesanato, com regras e critérios estabelecidos de forma democrática e coletiva, baseados nos princípios da Economia Solidária, valorizando o trabalho sem competição. Além de ceder o box nº 27 da Praça do Comércio como um espaço de vendas e divulgação, a Prefeitura oferece também assessoria e acompanhamento direto, apoio para a participação em feiras e outros eventos, cursos sobre empreendedorismo e formação de preços, entre outros, promovendo ainda a articulação com outros grupos de artesãos de São Carlos e região.

“Queremos que este espaço seja o primeiro ponto de comércio para mulheres e homens que tenham passado por algum curso nos centros comunitários. Eles mesmos estão nos ajudando a construir os critérios para o projeto, valorizando a qualidade, oferecendo cursos para garantir a melhoria para outras artesãs, dando inclusive preferência para os moradores dos bairros onde se concentram os bolsões de pobreza”, explicou Tânia Castilho, supervisora de Empreendedorismo Popular da Secretaria de Cidadania.

Tânia explica que o box não vai funcionar como “atravessador”, pelo contrário, é uma oportunidade de venda, principalmente para quem está longe da área de maior concentração comercial da cidade. A participação das artesãs no box pode acontecer de duas maneiras: atuando diretamente na comercialização dos produtos, o que possibilita um maior conhecimento sobre o mercado, e o contato direto com os consumidores, ampliando o aprendizado de cada artesã ou através do fornecimento dos produtos para a venda, sem atuação direta no box, porém com participação nas reuniões semanais e nas demais atividades de capacitação promovidas pelo projeto.

“Desde adolescente eu trabalho com artesanato, mas pela primeira vez estou participando de um curso no centro comunitário. Estou desempregada e por morar em Santa Eudóxia fica mais difícil vender, mas agora estou tendo oportunidade de oferecer meus trabalhos no box, inclusive já vendi algumas peças”, afirmou Vera Lúcia Françoso Messias. A artesã Maria Elizabeth Lopes esclarece que por enquanto, o grupo está atendendo diariamente das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 8h30 às 14h no Box 27 da Praça do Comércio. No primeiro fim de semana do mês, acompanha o horário especial do comércio: sexta até 22h e sábado até 17h.

“A partir da participação em eventos com outros grupos de artesãos de São Carlos e região temos duas propostas em andamento: queremos montar um banco de dados em conjunto entre artesãos de São Carlos, Araraquara e Rio Claro, tornando mais profissional o trabalho e ganhando mais mercado, e também esperamos a inauguração no município de um espaço maior para comercializar e apresentar nossos produtos”, disse a artesã Gislene Adriana Köster.

Formado há seis meses por quatro mulheres, hoje o grupo conta com treze mulheres. As encomendas podem ser feitas em horário comercial pelo telefone 3376-0178. “Temos uma marca própria: Artesanato Amor e Arte, e oferecemos crochê, macramé, ponto cruz, vagonite e muito mais. Além do importante apoio que já estamos recebendo da Prefeitura, estamos procurando patrocínio, pois no começo é sempre muito complicado”, falou Délia Delfino.

Para a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, a união da equipe e integração das secretarias da Prefeitura é motivo de orgulho. “Estamos todos integrados em uma mesma política de assistência social e por isso não tenho dúvidas de que estas mulheres, devidamente capacitadas, vão crescer cada vez mais na profissão”. A partir de hoje, dia 13, e até o próximo dia 26, das 14h às 22h, o grupo vai expor os trabalhos do Projeto Artesanato Amor e Flor no Balcão da Cidadania do Shopping Iguatemi.

(13/11/06)