» PRÉDIO DA PISCINA MUNICIPAL SERÁ PINTADO NA COR ORIGINAL PDF Imprimir E-mail



Por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e da Fundação Pró-Memória, a Prefeitura iniciou o trabalho de prospecção no prédio da Piscina Municipal, que consiste em retirar uma a uma as camadas de tinta do prédio para tentar atingir a seqüência de cores que o mesmo teve desde a primeira pintura. Também com a prospecção é possível ter idéia de quantas vezes o prédio foi repintado com uma determinada cor.

Esse trabalho está sendo executado pelo engenheiro de materiais e restaurador, Carlos Dion de Melo, que já identificou três cores anteriores à pintura atual. “Na primeira pintura as paredes eram amarelas e os adornos brancos. Depois, por bastante tempo, as paredes foram brancas, a cal, e depois uma cor azul que também perdurou muito tempo. E, por fim, este azul mais apagado que a gente conhece hoje”, explica o restaurador.

Para a diretora da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, fazer o trabalho de prospecção no prédio da Piscina Municipal é importante para definir os rumos da recuperação. “Existem algumas técnicas para se fazer a recuperação de um prédio de interesse histórico e a prospecção histórica é uma delas, pois nos ajuda a definir a pintura que vai ser aplicada no edifício. No caso da piscina, devemos recuperar a cor original do prédio que era amarelo”, adiantou Ana Lúcia.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Flávio Micheloni, a pintura do prédio começa logo após a conclusão da prospecção, o que deve acontecer nos próximos dias. “Já concluímos a reconstrução da mureta com o assentamento de aproximadamente 300 metros² de pedra argamassada, recuperamos o telhado e o caramanchão. O próximo passo é a pintura do prédio e a recuperação da Praça Pedro de Toledo, inclusive a iluminação, que envolve toda a área da piscina e faz parte da primeira etapa da reforma”, explicou Micheloni.

O custo da primeira etapa da reforma e modernização da Piscina é de R$ 106.516,44, com recursos provenientes do Ministério do Esporte, por meio do Programa Nacional de Infra-Estrutura Turística, e da Prefeitura, por meio do Orçamento Participativo (OP).

(14/11/06)