» SÃO CARLOS PARTICIPA DOS 40 ANOS DA EMBRATUR PDF Imprimir E-mail

Ronnie Schoreder, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur, e Emiliano Azevedo.
Por meio do Departamento de Fomento ao Turismo, a Prefeitura participou na última quinta, dia 9, em São Paulo, do Seminário “O impacto do turismo na economia” e da Exposição “40 anos Embratur: Uma trajetória do turismo no Brasil”, eventos organizados para celebrar os 40 anos da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo. Estiveram presentes nas atividades o ex-presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, o escritor Marcelo Rubens Paiva, o designer Kiko Farkas, criador da Marca Brasil, entre outros.

A Exposição “40 anos Embratur: Um passeio pela história do turismo no Brasil” faz um resgate histórico do turismo no Brasil e é a primeira oportunidade em que todo o acervo iconográfico do setor aparece recuperado e organizado, década a década. Paralelamente à exposição, a Embratur realizou o Seminário “O impacto do turismo na economia”. As diretorias e a presidência da Embratur apresentaram aos profissionais do setor, empresários, estudantes e demais presentes, a importância do turismo para o desenvolvimento da economia do país e resultados alcançados.

A comemoração dos 40 anos do Instituto, para o presidente da Embratur, Jeanine Pires, é uma oportunidade para ressaltar o momento positivo por que passa o turismo brasileiro: “Nos últimos anos batemos recordes consecutivos com a entrada de turistas estrangeiros, dólares e também de desembarques de passageiros em vôos nacionais e internacionais. Chegamos aos 40 anos com muito a fazer, mas também com grandes conquistas”, afirma Jeanine Pires.

O diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emiliano Azevedo, participou do seminário e visitou a exposição. “A Embratur, com a direção do Ministério do Turismo, vem fazendo um excelente trabalho e nós aproveitamos esta oportunidade para fazer gestões junto à diretoria da Embratur para que possamos divulgar o potencial turístico de nossa cidade no exterior, principalmente no que diz respeito ao golfe, ao Museu Asas de Um Sonho e nossas fazendas históricas”, ressaltou.

Embratur
A Embratur foi criada no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 1966, como Empresa Brasileira de Turismo. Foi a primeira empresa pública do Brasil. O então ministro da Indústria e do Comércio, Paulo Egydio Martins, justificou a criação do órgão apresentando o que o turismo poderia trazer como fonte de divisas e empregos para a economia nacional e a necessidade de ampliar o parque hoteleiro e fiscalizar as atividades das agências de viagens, responsáveis por graves prejuízos infringidos ao público durante a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.

A Embratur passou a ser considerada autarquia especial e ganhou a condição de Instituto em 28 de março de 1991. No ano seguinte, a sede da Embratur foi transferida para Brasília e passou a ser vinculada ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção do Brasil no exterior.

(14/11/06)