» PREFEITURA APREENDE CAVALOS SOLTOS EM VIAS PÚBLICAS PDF Imprimir E-mail



Na manhã de quinta, dia 16, moradores da rua Henrique Gregori, no bairro Boa Vista, entraram em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para informar que dois cavalos – um macho e uma fêmea –transitavam soltos do canteiro central da avenida. Quando os funcionários do Posto Zootécnico chegaram ao local, identificaram o carroceiro João Vicente como proprietário de um dos animais. “É a terceira vez que essa égua foge. Eu tenho dois animais e eles ficam em um terreno baldio perto da minha casa, sei que não é o ideal, acho que ela sai por algum buraco na cerca. Da última vez eu paguei mais de 50 reais pra retirar, quero manter ela presa, não quero ter problemas”, afirmou o carroceiro.

Diariamente, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura atende chamados da população para apreender animais, na maioria das vezes cavalos, soltos nas vias públicas. Funcionários do Posto Zootécnico e do Canil Municipal percorrem a cidade laçando animais e procurando os proprietários. No caso dos cavalos, o Programa Carroceiros do Futuro facilita a identificação dos donos, uma vez que os animais são chipados. O trabalho tem por principal objetivo evitar acidentes e problemas de saúde pública. Legalmente é obrigação dos proprietários manter os animais presos em locais seguros e com higiene adequada, mas na realidade não é bem isso que acontece.

Segundo Isaurindo Aparecido Pereira, chefe da Seção de Acompanhamento e Proteção Animal, na maioria das ocorrências os donos são identificados e vão até o local para buscar. Quando isso não é possível de imediato é feita a apreensão. Este ano foram apreendidos 23 animais e os locais mais freqüentes são a região do Cidade Aracy; próximo à fábrica de tapetes; bairro Botafogo; Rua Henrique Gregori; rotatória da Escola Educativa; e na marginal perto da rodoviária.

Atualmente nove cavalos estão apreendidos. A partir da apreensão, o proprietário tem o prazo máximo de 15 dias para retirar o animal mediante pagamento de uma taxa de R$ 13,49. Em caso de reincidência, o valor é dobrado. “Passado o prazo, o animal fica com a Prefeitura. Antes eles eram leiloados e muitas pessoas compravam para abater e vender a carne clandestinamente, mas agora a vereadora Laíde das Graças Simões fez uma emenda na Lei Municipal nº 10.841, ainda não aprovada, para que o município repasse os animais apreendidos para ongs, que estarão encaminhando esses bois, vacas e cavalos para chacareiros, sitiantes e até fazendeiros que garantam uma ‘aposentadoria’ aos animais”, explicou Isaurindo.

Ele conta que no dia a dia são muitos os casos. Recentemente, na estrada que vai para Ribeirão Bonito, no trevo de entrada do bairro Cidade Aracy, uma carreta atropelou e matou dois cavalos. Por sorte o motorista nada sofreu. Muitas vezes o dono coloca um pedaço de pau no chão para segurar a corda, mas isso não é suficiente para manter a força do animal. Outras vezes são crianças que desamarram a corda e soltam os cavalos nos pastos. Por isso os motoristas devem redobrar a atenção, principalmente nos fins de semana.
Um sitiante, que preferiu não se identificar, declarou que tem muita dificuldade em manter o gado preso. Há 13 anos, a família trabalha com gado de leite na região da Água Fria, e segundo ele está cada vez mais difícil manter os animais em uma área cercada. Por medo da responsabilidade em caso de um destes animais causar um acidente, eles estão colocando algumas cabeças de gado à venda. Para denunciar animais soltos, oferecendo riscos de acidente, ou para obter mais informações, o telefone do Posto Zootécnico e também do Canil Municipal é 3374-3239 e o endereço é Estrada da Água Fria, s/nº.

(17/11/06)