» 5º MUTIRÃO CIDADE LIMPA PDF Imprimir E-mail

No Dia Nacional de Combate à Dengue, 18 de novembro, a Prefeitura iniciou a 5ª edição do Mutirão Cidade Limpa. Já no primeiro dia foram recolhidas cerca de cinco toneladas de lixo e entulho e mais de 200 imóveis foram visitados. O mutirão tem por finalidade identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, além de promover a limpeza e a manutenção urbana nos bairros. Até fevereiro, as equipes irão percorrer todos os bairros da cidade.




ATIVIDADES DO MUTIRÃO COMEÇARAM NA REGIÃO DO CIDADE ARACY

A Prefeitura começou no sábado, dia 18, Dia Nacional de Combate à Dengue, a 5ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”, no bairro Cidade Aracy. Participaram cerca de 300 servidores públicos municipais de todas as secretarias e autarquias com o apoio das empresas Bandeirantes, Datec, Encalso, A. Tonanni e Vega Engenharia Ambiental, que disponibilizaram caminhões e infra-estrutura. O vice-prefeito Emerson Leal, que representou o prefeito Newton Lima, destacou a importância da integração da Prefeitura, com a presença dos servidores municipais e também a participação de toda a população no combate ao mosquito transmissor da dengue.

“Em 2001, quando o Governo Participativo assumiu a Prefeitura, o índice de Breteau no bairro Cidade Aracy era 18, sendo que o tolerado pela Organização Mundial de Saúde é de no máximo 1. Então, demos início aos mutirões. O trabalho tem dado resultado e não pode parar. Na última medição feita em agosto deste ano, foi registrado um índice de Breteau de 0,22, mas nós não podemos nos acomodar, e por isso é importante que todos estejam conscientes da necessidade de manter a cidade limpa”, concluiu Emerson.

No primeiro dia do mutirão, mais de 200 imóveis foram visitados pelos agentes de combate à dengue e foram recolhidas cerca de cinco toneladas de lixo e entulho. Também foi feito o corte de vegetação rasteira em grandes áreas, córregos, praças e canteiros centrais e capina e varrição nas vias públicas, num total de 17.000 m2, além de limpeza de bocas-de-lobo e operação tapa-buraco.

O mutirão tem por objetivo identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, promovendo a limpeza pública e a manutenção urbana em todos os bairros da cidade. Até fevereiro de 2007, 76 agentes de combate à dengue, entre fixos e contratados, estarão realizando esse trabalho de visitação às residências e retirando materiais e entulhos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Até este mês foram confirmados 31 novos casos de dengue, sendo 25 importados (pessoas que já chegaram doentes à cidade) e 6 casos autóctones (contraídos na cidade)”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Edel Zóia.

Para os moradores do Cidade Aracy, o mutirão ajuda na divulgação e intensifica a participação de todos. Lurdes Lopes, que mora ali há oito anos, comemorou ao saber que nenhum dos casos confirmados foi registrado no bairro. Já o comerciante Valdeir de Oliveira Cardoso destacou que é visível a melhoria no bairro em todos os aspectos. “Eu vim de São Paulo e posso garantir que cada vez mais a gente percebe a atenção da administração com os moradores aqui do bairro”, disse o dono de um sacolão.

Até sexta, dia 24, os 76 agentes da Secretaria Municipal de Saúde ficam no Cidade Aracy, seguindo depois para a região do Santa Paula, que engloba também Jardim Paulistano, Jardim Hikari, Parque Arnold Schmidt, Jardim Bandeirantes, Jardim Centenário e Nova Santa Paula. É importante que todo caso suspeito de dengue seja comunicado à Vigilância Epidemiológica, porque é a partir dele que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município.

Vale lembrar que é preciso ficar atento aos sinais e sintomas da dengue que são febre, dor no corpo e vermelhidão pelo corpo. Na presença destes sintomas é importante procurar orientação médica imediatamente e comunicar a Vigilância através do telefone 3307-7405.

(20/11/06)