» PREFEITO PARTICIPA DA 12ª CÚPULA DA REDE MERCOCIDADES PDF Imprimir E-mail

Durante essa semana, o prefeito Newton Lima participa de dois eventos importantes da Rede Mercocidades que acontecem na Argentina. O primeiro, na cidade de Tandíl, reúne a Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação. Já na cidade de Morón, será realizada a 12ª Cúpula da Rede Mercocidades, que deve reunir cerca de 160 municípios de diversos países. O prefeito será acompanhado pelo coordenador de Relações Institucionais, Yashiro Yamamoto. Ambos terão todas as despesas custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (CNPQ), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Rede Mercocidades já se constitui em uma importante entidade que representa os interesses dos municípios que fazem parte dos países do Mercosul. A Rede foi criada em 1995 com 12 cidades e hoje conta com 160 cidades, sendo que 22 delas passaram a fazer parte a partir da 11ª Cúpula, realizada o ano passado em Santo André.

A Rede possui 14 Unidades Temáticas, entre elas a de Ciência, Tecnologia e Capacitação, coordenada por São Carlos. Entre as importantes realizações dessa Unidade Temática está a idealização e realização da Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, que aconteceu em São Carlos por duas edições. A terceira edição será realizada em Montevidéu, Uruguai, em 2007.

A cidade argentina de Tandíl é a sub-coordenadora da Unidade. O prefeito, Miguel Angel Lunghi, esteve recentemente em São Carlos, como parte de uma visita que fez ao Brasil para estreitar relações comerciais com empresários brasileiros. O encontro de Tandíl acontecerá sob o tema “Experiências Locais de Incubação de Empresas e como Planejar e Implantar uma Incubadora de Empresas”. Além de coordenar a reunião, o prefeito Newton Lima também irá apresentar a elaboração do Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia 2006.

O Prêmio recebe o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do CNPq e tem por objetivo premiar projetos de pesquisa que contribuam para soluções de problemas das cidades integrantes da Rede e que possam ser desenvolvidos em outras cidades. O Prêmio é original da cidade do Rio de Janeiro, que coordenou essa Unidade Temática entre os anos de 1997 e 2002.

(24/11/06)