» FESTA DAS NAÇÕES PRESTA HOMENAGEM AOS AFRO-DESCENDENTES PDF Imprimir E-mail




Da noite da sexta até a noite de domingo, milhares de pessoas participaram da Festa das Nações promovida pela Prefeitura na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado). A iniciativa fez parte da programação de eventos comemorativos dos 149 anos e do início do ano do sesquicentenário de São Carlos e, como ressaltou o prefeito Newton Lima na abertura oficial do evento, “é uma justa homenagem à contribuição dos afro-descendentes na formação e desenvolvimento da cidade”.

Na praça foram montadas dezenas de barracas de artesanato típico, feito com sementes, bijuterias, peças para decoração, entalhes de madeira. Outras ofereceram comidas típicas afro-brasileiras, como acarajé, vatapá e bobó de camarão. Entre as barracas de alimentação, uma chamou bastante a atenção do público: a barraca montada por universitários africanos que estudam em São Carlos, que vestiam roupas características de seus países de origem e venderam cachupa, uma comida de Cabo Verde muito apreciada também em São Tomé e Príncipe, feita com feijão e milho.

A festa promoveu duas apresentações culturais na noite de sexta: o Coral Iavé, de Piracicaba, e o grupo Tambores de Aço, de Campinas. No sábado, as atividades começaram às 11h com a exibição da academia de capoeira de mestre Taroba, seguida de apresentações de maracatu e de roda de samba com o grupo Sanka. À tarde, integrantes do Projeto Dançar mostraram uma coreografia folclórica infantil e dança de rua, seguida por batalha de B.Boys e um show de rap.

À noite, as pancadas de chuva não diminuíram a empolgação e o entusiasmo do público que compareceu para acompanhar o show de Luciana Mello, apontada pela crítica musical como a nova diva brasileira do pop. No domingo, a manhã terminou com nova exibição de capoeira, desta vez da academia comandada por mestre Izael. O começo da tarde foi animado pela apresentação do grupo Nó na Madeira e por evoluções de uma trupe de cômicos. E a Festa terminou com horas de vibrante Carnaval, com as apresentações da escola de samba são-carlense Padre Faustino e da paulistana Vai-Vai.

(27/11/06)