» FESC COMEMORA 1º ANO DE ATIVIDADES DO CAMPUS 2 PDF Imprimir E-mail



A Fundação Educacional São Carlos (FESC) abriu nesta terça, dia 28, a Semana em Comemoração ao 1º Aniversário do Campus 2, obra eleita pelos moradores nas reuniões do Orçamento Participativo e construída pela Prefeitura na região da grande Vila Prado. Participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, que também representou o prefeito Newton Lima, a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos e a chefe do Campus 2, Patrícia Faria, entre outras autoridades.

Elisabeth Martucci deu início à solenidade destacando a arquitetura da obra que foi entregue em 29 de novembro de 2005. “O prédio segue as normas de acessibilidade, desde a entrada principal até os banheiros. O acabamento da cobertura também é outro diferencial. Telhas galvanizadas com revestimento termoacústico garantem uma temperatura agradável em tempos de calor e não permitem que chuvas fortes causem barulho na área interna, onde são realizados cursos e aulas”, destacou.

A diretora lembrou que as atividades foram iniciadas com novas turmas da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), mas hoje já são oferecidos cursos de capacitação através da Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador), aulas de informática dentro do Programa de Inclusão Digital (PID) e também cursos para os servidores municipais por meio da Escola Municipal de Governo (EMG).

Elizabeth disse, ainda, que agora a FESC conta com a TVE São Carlos, canal educativo 48 em UHF (TV aberta), que ficará no ar em caráter experimental pelo prazo de até 90 dias e depois passará a ter uma programação local definitiva. Lembrou que os alunos poderão futuramente usufruir do Centro Esportivo da Universidade Aberta da Terceira Idade, uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura, que prevê a construção de quadra coberta e piscina aquecida no campus da Vila Nery. “Em 2007 também passaremos a ter um pólo presencial da Universidade Aberta do Brasil, com cursos de graduação à distância”, finalizou.

Emerson Leal parabenizou a FESC pelo trabalho desenvolvido e lembrou que o prefeito Newton Lima faz questão de sempre estar trazendo novos investimentos para a cidade nessa área. “O Programa de Inclusão já tem vários postos e está prevista a abertura de outros. A parceria com o governo federal é importantíssima para que cada vez mais possamos ampliar os serviços oferecidos pela Fundação, tanto para as pessoas da terceira idade, bem como para os jovens e adultos que estão à procura de capacitação ou requalificação. Com certeza o município vai oferecer cada vez mais oportunidades por meio da FESC”, afirmou.

O padre Márcio André Massola Gaido, pároco da Igreja Santo Antônio, fez uma bênção especial e logo em seguida as autoridades presentes plantaram uma muda de araucária, árvore símbolo da cidade. Na seqüência, foi aberta a Exposição das Oficinas de Artesanato, com trabalhos realizados pelos professores e alunos dos cursos de Origami, Macramé e Textura em Tela. A professora Erenita Attanazio iniciou no local a Oficina de Boneco de Neve, aberta a todos os presentes.

Também participaram da solenidade os coordenadores de ensino da FESC Maria Cecília Villani Purquerio (UATI), Maria Isabel Guimarães Keppe (UNITrabalhador), Elisete Silva Pedrazzani (EMG), Adailton Morais (PID), as supervisoras Nilma Helena França Gibertoni, Lygia Fontana e Rogéria Kapp Cardoso e o membro do Conselho Diretor da FESC, professor Deusdedit Ferreira de Menezes.

Programação
No período da tarde, os grupos artísticos da UATI mostraram o trabalho realizado durante todo o ano, com apresentação do Coral, grupo de Teatro, grupo de Dança, grupo de Samba, grupo de Seresta e de Tai Chi Chuan. Nesta quarta, dia 29, as atividades começam às 8h com um “Café da Manhã Saudável”, e às 14h terá início a Oficina de Cartões de Natal em Papel Vegetal. Na quinta, dia 30, às 9h, a terapeuta ocupacional Vânia Varoto vai ministrar uma palestra com o tema “Como usar Medicação Adequadamente” e para encerrar, às 14h, acontece a “Tarde do Chorinho”.

(28/11/06)