» CONCURSO VAI CONTRATAR 55 PROFISSIONAIS DA SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Nesta sexta, dia 1º, e domingo, dia 3, no Diário Oficial do Município, a Prefeitura vai publicar o edital para contratação de 55 profissionais entre médicos, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos e enfermeiros para atuarem no sistema municipal de saúde. As inscrições poderão ser feitas de 8 a 26 de janeiro de 2007 pelo site da vunesp www.vunesp.com.br e nas agências do Banespa. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento, suprir demandas e principalmente diminuir o tempo de espera para a realização de consultas, tanto na atenção básica quanto na área de especialidades.

A Prefeitura está contratando 5 cirurgiões dentistas, 2 farmacêuticos, 1 enfermeiro para o Programa Saúde da Família, 3 terapeutas ocupacionais, 2 angiologistas para realizar cirurgia vascular, 15 médicos para as áreas de urgência como Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e Serviço Móvel de Urgência (SAMU), 2 médicos para as Unidades de Saúde da Família (USF), além de médicos para atuarem nas áreas de cardiologia (1), clínico (1), dermatologia (1), endocrinologia (2), geriatria (2), ginecologia e obstetrícia (3), hematologia (1), ortopedia e traumatologia (6), pediatria (1), pneumologia (1), neurologia (2), psiquiatria (2) e reumatologia (1).

A prova da primeira fase do processo seletivo será realizada no dia 4 de março de 2007, sendo que o gabarito deve ser divulgado no dia 6. O encerramento do processo acontece no dia 20 de março com a contratação imediata dos profissionais. Para o secretário municipal de Administração, Roberto Menezes, “este concurso é da mais alta importância, pois está selecionando várias especialidades no momento em que o prefeito Newton Lima pretende expandir o atendimento na área de saúde”.

São Carlos, por ter gestão plena de sua saúde, atende além de seus habitantes uma microrregião de seis municípios – Descalvado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira, Dourado e Santa Rita do Passa Quatro. O secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, reconhece que em algumas especialidades há uma demanda maior por médicos. “São áreas que precisam ser enfrentadas mais objetivamente para suprir a necessidade de profissionais”.

A concorrência com a iniciativa privada tem sido um dos fatores apontados por alguns médicos para não atuarem na rede municipal, embora os salários oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde sejam convidativos, já que um médico com carga horária de 8 horas diárias pode receber por mês R$ 5.773,00, já incluídas as gratificações; para uma carga de 12 horas semanais, o salário é de R$ 1.644,29 também com inclusão de gratificações.

Sobre os problemas do interesse dos médicos para trabalhar na área pública, Barbano diz que embora a cidade seja privilegiada em número de médicos, ainda há algumas áreas em que os profissionais só atuam na área privada. “Esses profissionais acabam se interessando mais pelo seu consultório particular em vez de dispender algum horário para vir integrar o serviço público”. Barbano não acredita que o salário seja o problema de falta de adesão ao sistema e frisa que “os salários que a Prefeitura oferece são compatíveis com o que é praticado no sistema público de saúde em cidades da região toda. O motivo que dificulta a busca está muitas vezes relacionado ao número reduzido de médicos que acabam sendo absorvidos pelo serviço privado”.

Outra iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde vai ser a intensificação da divulgação deste processo seletivo nos municípios e faculdades de medicina da região, com o intuito de possibilitar que pessoas de outras cidades venham se inscrever no processo seletivo. Outras informações sobre o concurso poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Administração, na rua Marechal Deodoro, 2.138, a partir desta sexta, dia 1º, com a publicação do edital do concurso.

(29/11/06)