» MERCOSUL: PREFEITO É ESCOLHIDO PARA INTEGRAR FORO CONSULTIVO PDF Imprimir E-mail



Após a realização da XII Cúpula da Rede Mercocidades, que aconteceu em Morón, Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, o prefeito Newton Lima, que participou do evento, fez uma análise das decisões e das novas diretrizes que irão direcionar o trabalho da Rede. Uma das mais importantes medidas foi a criação, no âmbito dos países que integram o Mercosul, do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul.

Antes da Cúpula, o prefeito participou da reunião da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação em Tandíl, nos dias 27 e 28 de novembro. O coordenador de Relações Institucionais, Yashiro Yamamoto, acompanhou o prefeito na viagem. “Os municípios passam a ter um papel de protagonismo no bloco de países sul-americanos”, definiu Newton Lima, que foi um dos prefeitos escolhidos, pelo governo brasileiro, para integrar o Conselho do Foro. Os membros do Conselho serão empossados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é o presidente pro-tempore do Mercosul, no dia 18 de janeiro, em Brasília, na presença dos presidentes dos países do Mercosul.

Segundo o prefeito Newton Lima, é preciso destacar a importância, no contexto histórico atual, da Rede Mercocidades. “É uma rede de cidades, mas que tem um reconhecimento das nações que compõem o Mercosul, a ponto do presidente argentino, Néstor Kirchner fazer a abertura do evento”, explicou. Para o prefeito, o discurso de Kirchner está afinado com o do presidente Lula, pois ambos acreditam que é preciso priorizar a construção do bloco comercial, ampliando as relações de integração dos países da América do Sul.

Com a criação do Foro Consultivo de Municípios, a Rede Mercocidades passará a integrar a estrutura do Mercosul. “Teremos mais força política no Mercosul e poderemos levar, para os chefes de nação, questões de interesse para o desenvolvimento das cidades”, ressaltou, lembrando que até então a Rede Mercocidades era uma instituição autônoma.

Newton Lima informou que um dos primeiros temas que serão levados para apreciação no Foro e, em seguida para os presidentes, será a criação de Fundos Específicos para o desenvolvimento de projetos e ações comuns às cidades da Rede. Os Fundos já são utilizados entre as cidades européias. “Isso melhoraria a qualidade do que fazemos atualmente, pois dependemos de apoios tópicos ou dos próprios municípios”, explicou.

Durante a reunião da Cúpula, o prefeito entregou o artigo “São Carlos: Preservação do Patrimônio Cultural e Revitalização do Centro Histórico”, que foi publicado no livro “Reabilitação Urbana de Centralidades Metropolitanas: reflexões e experiências na América Latina do século 21”, editado e distribuído pela Unidade Temática de Desenvolvimento Urbano. O artigo foi escrito pelo prefeito Newton Lima, pela presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, e pelo secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci.

O prefeito também distribuiu um DVD relatando as atividades da 2ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, realizada em novembro de 2005 em São Carlos.

Estrutura
Na eleição do novo Conselho da Rede Mercocidades, São Carlos, com o prefeito Newton Lima, e Belo Horizonte, com o prefeito Fernando Pimentel, foram mantidos como municípios que representam os demais municípios brasileiros. O argumento utilizado para a manutenção de ambos foi a presença deles no Foro Consultivo do Mercosul. Ainda durante a XII Cúpula foi homologado, pela Assembléia Geral, São Carlos como coordenadora da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação, e como sub-coordenadora da Unidade Temática de Turismo, que é coordenada pela cidade de Buenos Aires.

A cidade de Morón passou a responder pela secretaria executiva no lugar de Santo André. A XIII Cúpula será realizada em Asunción, Paraguai, em dezembro de 2007.

Coordenação UTCT
Em Tandíl o prefeito Newton Lima coordenou as atividades da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação (UTCT), que promoveu, em parceria com a Anprotec, o Workshop para dirigentes públicos sob o tema “Experiências Locais de Incubação de Empresas e como Planejar e Implantar uma Incubadora de Empresas”. A abertura do evento foi realizada em conjunto com o intendente de Tandíl, Miguel Angel Lunghi.

A UTCT também realizou sua reunião ordinária e deliberou sobre diversos assuntos. São Carlos continua, por mais um ano, como coordenadora da UTCT, o pedido foi da cidade de Tandíl, que continua como sub-coordenadora. Durante a reunião foi lançado o edital do Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia, versão 2007, que será concluído em junho e os ganhadores serão premiados na XIII Cúpula. O prêmio tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e do CNPq.

“Nós iremos coordenar a 3ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai”, salientou Newton Lima, ressaltando que a próxima edição da Mostra terá, como tema central, os Parques Tecnológicos, Incubadoras e a energia alternativa, principalmente a bioenergia. Yashiro Yamamoto fez uma apresentação no Workshop sobre a experiência de São Carlos com incubadoras e bases tecnológicas. “Falamos principalmente do ParTec, do Cedin e do futuro Parque Tecnológico”, destacou.

Ainda em Tandíl, o prefeito fez uma palestra na sede da Intendência para empresários, políticos e com membros da Associação Comercial e Industrial. “Tive a oportunidade de falar sobre a experiência de São Carlos com o Orçamento Participativo e também falar um pouco sobre a Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação”, finalizou.

(05/12/06)