» ÁRVORES DAS PRAÇAS PÚBLICAS PASSAM POR DIAGNÓSTICO PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura iniciou nesta semana um diagnóstico detalhado das árvores existentes nas praças públicas da cidade a fim de identificar espécies atacadas por pragas como cupins e broca ou que necessitem apenas de poda. A engenheira florestal da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Ana Paula Castral, e a chefe de Cultivo e Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria de Obras e Serviços, Luciene M. Chaves, estão executando esse trabalho de diagnóstico através da observação e verificação. “Não existe outra forma de diagnóstico. Por enquanto há apenas um aparelho em testes que, funcionando a contento, fará uma espécie de ultra-som das árvores”, explicou Ana Paula.

Na quarta, dia 6, foi feito o diagnóstico nas árvores da Praça Paulino Carlos, em frente à Prefeitura, e dois casos graves foram encontrados. “Uma sibipiruna e um jacarandá mimoso estão quase que completamente corroídos por cupins. Salvar essas árvores é praticamente impossível”, disse Luciene. As duas especialistas informaram também que caso seja confirmada a retirada de qualquer árvore, outra será plantada em seu lugar respeitando as condições do local e as necessidades dos moradores e freqüentadores.

Segundo o diretor do Departamento de Política Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Paulo Mancini, esse trabalho é necessário para evitar a queda de árvores ou galhos. “Os casos mais graves em que o corte total possa ser necessário serão discutidos com os ambientalistas da cidade e com a comunidade do entorno da praça”, completou.

(07/12/06)