» COLETA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS JÁ APRESENTA RESULTADOS PDF Imprimir E-mail

Mercado Municipal: gerador de resíduo.
Os resíduos vão para a composteira da Horta. Depois de seis meses de a Prefeitura ter implantado o Programa de Coleta de Resíduos Orgânicos na Horta Municipal, e com isso deixando de depositar nesse período 180 toneladas de resíduos orgânicos no Aterro Sanitário da cidade, já é visível o aumento da capacidade de adubagem orgânica da horta. Todos os dias, São Carlos produz 145 toneladas de lixo que são depositados no Aterro Sanitário e, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, 60% desse total é material orgânico que pode – e deve – ser utilizado como adubo.

Por conta disso, foi criado o Programa de Coleta de Resíduos Orgânicos, que iniciou sua primeira fase em julho deste ano. “Nosso objetivo é reduzir o volume de lixo aumentando a vida útil do aterro e, numa segunda fase, conscientizar a população de que somos todos responsáveis pelo lixo que produzimos e o destino que é dado a ele”, disse a assessora técnica para compostagem da secretaria, Cristiana Andréa V. Prudêncio.

Hoje, mais de 40 grandes geradores de resíduo orgânico participam do programa, separando nas cozinhas de lanchonetes, restaurantes, supermercados, padarias, hospitais e universidades os resíduos orgânicos dos demais materiais. “Os geradores foram convidados a participar de acordo com o volume gerado e também com a localização, já que o transporte desse material tem grande peso na composição do custo da coleta que não pode ser maior que a cobrada pelo resíduo comum”, explicou Cristiana.

O material é levado para a Horta Municipal para ser compostado junto com a capina, o mato retirado de praças, calçadas e terrenos públicos e ser usado como adubo orgânico na própria horta, que hoje produz uma variedade de 20 hortaliças, resultando em cerca de 100 caixas de verduras por semana. A produção, toda livre de substâncias químicas, é enviada para albergues, instituições cadastradas e os financiadores do Projeto Eco-Solidário.

“Com a inclusão do material orgânico, temos um aumento na produção de adubo que é muito bem-vindo. Agora poderemos enviar esse material excedente para outras hortas de escolas e instituições da cidade”, declarou Luis Vallilo, responsável pela Horta Municipal.

(08/12/06)