» DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima inaugurou a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que já operava em caráter experimental e neste ano conquistou a licença definitiva para funcionamento. Sua função é reciclar os resíduos da construção civil, evitando que os mesmos sejam despejados em córregos, nascentes, terrenos baldios ou áreas verdes, o que representa um marco para o desenvolvimento sustentável do município. A usina recicla materiais como blocos de concreto, blocos cerâmicos, telhas e resíduos de argamassa, entre outros.



INAUGURADA USINA QUE PROPÕE ELIMINAR DEPÓSITOS CLANDESTINOS

Na manhã desta sexta, dia 8, o prefeito Newton Lima inaugurou a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, gerenciada pela Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab), empresa mista da Prefeitura. Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal, o diretor-presidente da Prohab Eduardo Cotrim, a presidente da Câmara Municipal Diana Cury, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano Ricardo Martucci, entre outros.

Situada na rua Juscelino Kubitschek, 135, próxima ao Pavilhão São Carlos Exposhow, a implantação deste programa de sustentabilidade ambiental representa um marco no desenvolvimento sustentável do município e região, reciclando todo o resíduo gerado em construção civil e que atualmente está sendo despejado nas nascentes, córregos, áreas verdes e zonas periféricas. “A grande meta deste projeto agora é exterminar com todos os lixões, como o da Cidade Aracy II”, ressaltou o diretor-presidente da Prohab, Eduardo Cotrim. “Uma cidade que cuida de seu meio ambiente oferece, conseqüentemente, melhor qualidade de vida para seus habitantes”, completou.

Operando em caráter experimental há quase dois anos, a usina recicla materiais tipo classe A, tais como blocos de concreto, blocos cerâmicos, telhas, resíduos de argamassa e outros semelhantes. Em parceria com as empresas coletoras que alugam suas caçambas para vários empreendimentos da cidade, a Prohab instituiu o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil e o Sistema para a Gestão destes Resíduos. Esta iniciativa permite o aumento da vida útil do aterro de inertes municipais, além dos benefícios gerados ao meio ambiente e a redução de custos para a remoção ou limpeza de locais que possuem depósitos clandestinos.

Atualmente, São Carlos gera cerca de 400 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, originadas de materiais da construção civil, capina, produtos orgânicos e tóxicos. A capacidade de produção da usina na triagem/britagem é de 20 ton/h, 8h/dia, totalizando 160 ton/dia. “Eu como professora não poderia deixar de enaltecer a importância da reciclagem, que consegue transformar um inimigo, que é o lixo, em amigo, fabricando produtos baratos e de qualidade”, observou a presidente da Câmara Municipal, vereadora Diana Cury.

Economia social e ambiental
Segundo estudos da Prohab, a substituição dos depósitos clandestinos pela sua reciclagem é economicamente bem mais vantajosa para a Prefeitura. O custo para remover os resíduos é de U$ 10 por m³ aproximadamente, incluindo a correção da deposição e o controle das doenças. Com a reciclagem, este custo reduz para o patamar de 25%, gerando economias de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais.

A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de até 70% em comparação aos similares com matéria-prima não reciclada. O emprego do material reciclado em programas de habitação social traz bons resultados com a redução dos custos de produção da infra-estrutura e das unidades. Após a britagem e trituragem, os agregados reciclados são transferidos para a Fábrica de Artefatos de Cimento, que produz bloquetes, cujo produto custa R$ 0,69 por unidade.

A comercialização atende uma escala de demanda suprindo, primeiramente, os órgãos e instituições públicas, tais como fundações, escolas, igrejas, loteamentos sociais e outros afins. Em seguida será permitida a venda para pessoas jurídicas, sendo que em casos de alto estoque, poderá ser aberta a venda para pessoas físicas. Nesta solenidade de inauguração, o prefeito Newton assinou a primeira nota fiscal no valor de R$ 138,00 em prol da empresa Nova Meta Construtora Ltda. “Este projeto faz parte de nosso programa de governo ao qual fomos reconduzidos pela população, em que o meio ambiente é tratado com muito respeito”, expôs o prefeito. “É por isto que São Carlos tem muito que comemorar neste Sesquicentenário”, finalizou.

(08/12/06)