» ALUNOS DO PID E DA UNITRABALHADOR RECEBEM CERTIFICADOS PDF Imprimir E-mail


Por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na quinta, dia 14, no Ginásio do Salesianos São Carlos, a Prefeitura fez a entrega dos certificados de conclusão para 331 alunos que participaram dos cursos de informática oferecidos pelo Programa de Inclusão Digital (PID) e para os 397 alunos da Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador). Foram entregues somente os certificados para os que freqüentaram cursos de informática nos Telecentros da FESC Campus 1 e da Estação Cultura dos postos de inclusão do bairro Cidade Aracy e do Campus 2 da FESC.

Também receberam os certificados alunos que participaram de cursos em parceria com o Salesianos e com o Senac. Pela UNITrabalhador, foram entregues os certificados para os alunos que participaram dos cursos no Campus 1 e Campus 2 da FESC, nos Centros Comunitários e no Salesianos São Carlos. A mesa das autoridades foi composta pela diretora presidente da FESC, Elisabeth Márcia Martucci, pela diretora de Ação Social da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Ana Lúcia Dellapina, a coordenadora de ensino da UNITrabalhador, Maria Isabel Guimarães Keppe, o coordenador de informática do PID, Adailton Roberto Morais, o gerente do Senac São Carlos, Jurandir dos Santos e pelo diretor do Salesianos São Carlos, Padre Antônio Emídio Villar.

Elisabeth Martucci parabenizou todos os alunos, professores e os parceiros da Fundação como o Senac, Salesianos, Yázigi, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação e Cultura e fez um balanço dos programas desenvolvidos anualmente pela fundação. A UNITrabalhador tem como objetivo principal desenvolver programas voltados para jovens e adultos em busca de qualificação profissional, reprofissionalização ou atualização profissional. “Por isso oferecemos os cursos em várias áreas para podermos atender todo tipo de trabalhador e também aquele que quer entrar no mercado de trabalho. A carga horária é variada e o preço é acessível, o que garante o sucesso do programa”, disse.

A diretora lembrou também que a Prefeitura inclui em suas políticas públicas, desde 2001, a inclusão digital. “Os telecentros oferecem serviços e oportunidades de negócios, visando o fortalecimento da microempresa e empresa de pequeno porte. Também oferecemos a inclusão digital para a população de baixa renda e a terceira idade e hoje temos 17 postos e Telecentros. Para o próximo ano, já está prevista a inauguração de mais um Telecentro, desta vez no bairro de Santa Felícia”, afirmou.

Segundo o coordenador de informática do PID, Adailton Roberto de Morais, para o primeiro semestre de 2007 a FESC oferecerá novas vagas. “A previsão é montarmos novas turmas no total de 1.740 vagas. Somente nas Escolas do Futuro, com 8 postos, disponibilizamos 1.000 vagas por semestre. Na semana passada já entregamos 700 certificados de conclusão de cursos para os alunos que tiveram aulas de informática nas Escolas do Futuro e vamos entregar ainda para os alunos do Telecentro de Água Vermelha e demais postos. Serão, ao todo, 1068 certificados”, explicou.

Já a coordenadora de ensino da UNITrabalhador, Maria Isabel Keppe disse que os cursos, além de servirem para melhorar o currículo de cada um, colaboram para a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. “Com apoio da Prefeitura oferecemos bolsas de estudo para quem não pode pagar e também o Passe Emprego para os desempregados”, lembrou a coordenadora. No final da cerimônia, alunos e professores do curso de Customização de Roupas apresentaram um desfile o que foi produzido durante o semestre. O Grupo Arte Urbana e o Grupo Ideologia Cristã também fizeram apresentações musicais ao público que lotou o Ginásio do Salesianos.

Matrículas
As matrículas para o próximo ano, tanto do PID como da UNITrabalhador, poderão ser feitas de 1º a 28 de fevereiro na secretaria da FESC, localizada na Rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery. O horário atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 18h. Para efetuar a matrícula, é preciso apresentar uma cópia do RG, CIC e comprovante de endereço. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3372-1325 ou 3372-1308.

(15/12/06)