» CONSELHO TUTELAR PDF Imprimir E-mail


Novas conselheiras tomam posse.

PROCESSO SELETIVO E ELETIVO DEFINIU NOVOS MEMBROS

Na noite de segunda, dia 18, em cerimônia realizada na Casa dos Conselhos, tomaram posse as cinco novas conselheiras tutelares de São Carlos, que foram escolhidas após um processo seletivo e eletivo. Estiveram presentes secretário municipal Especial de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares Lima, que na oportunidade representou o prefeito Newton Lima, o juiz e o promotor da Vara da Infância e Juventude, respectivamente João Batista Galhardo Junior e Marcelo Mizuno, e o vereador Maurício Ortega.

As conselheiras vão trabalhar na gestão 2006-2009, por no máximo três anos, com dedicação exclusiva. A jornada semanal será de 40 horas e a remuneração de R$ 2.357,00. Segundo Padre Agnaldo, mais que um trabalho, elas têm uma missão a desenvolver. “O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, que deve garantir o cumprimento dos direitos e a segurança da criança e do adolescente. Elas terão muito trabalho, mas nós temos certeza que serão capazes”, afirmou o secretário.

O juiz da Vara da Infância e Juventude destacou a disponibilidade e empenho das muitas pessoas que se envolveram no processo de escolha, que neste ano foi diferenciado. Houve um curso preparatório obrigatório, prova escrita, análise curricular e finalmente a eleição. Para ele, a cidade já comporta uma ampliação. “Acredito que podemos pensar para o próximo ano na criação de mais um Conselho Tutelar para São Carlos”, disse João Galhardo.

A conselheira Neiza Godoy, a única reeleita, falou pelo grupo. “Sabemos da responsabilidade que temos; somos conscientes da importância do trabalho que vamos desenvolver. Posso garantir que o aprendizado é diário e muito compensador, e não imagino minha vida sem o envolvimento com as crianças, sem fazer valer o que orienta o Estatudo da Criança e do Adolescente”, disse.

(19/12/06)