» CONSELHO MUNICIPAL DA COMUNIDADE NEGRA É REALIDADE EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

As reuniões do Conselho acontecem mensalmente no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”.
Com reuniões que acontecem mensalmente no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”, os integrantes do Conselho Municipal da Comunidade Negra (CMCN) se dividem nos trabalhos de formação do regimento interno.

O chefe da Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação, Paulo César Ramos, presidente interino do Conselho, afirma que a expectativa é em breve eleger a mesa que vai dirigir os trabalhos. “Além do regimento interno estamos discutindo também assuntos que estão em pauta na cidade e em nível nacional, como a aprovação do Conselho da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que vai reservar para o vestibular de 2008 vagas para estudantes negros de escolas públicas”, disse Paulo.

O CMCN tem o objetivo de unir esforços entre o poder público e a sociedade civil na definição de ações afirmativas, como formular diretrizes de atividades dos direitos da comunidade afro-descendente e promover e realizar atividades culturais. A Prefeitura, através da secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social e da seção de Combate ao Racismo e à Discriminação, declara apoio à luta pelos direitos da população negra e faz questão de manter uma política de igualdade racial.

O Conselho é composto por 18 membros, sendo 9 indicados pelo Prefeito Newton Lima e os outros nove da sociedade civil, eleitos em assembléia pelas entidades de defesa dos direitos da comunidade negra.

Fazem parte do Conselho, integrantes do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos – , Raízes Black Power, APENSC – Associação dos Pensadores Negros de São Carlos –, União das Escolas de Samba de São Carlos, Liga das Escolas de Samba de São Carlos, da Federação Espírita de Umbanda e Candomblé de São Carlos, Grupo Congada, Centro Cultural Negro, Movimento Hip-Hop e também da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Dener Santos Silveira, pesquisador da UFSCar, integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) que faz parte do CMCN acredita que tanto o Conselho como o Centro de Cultura são conquistas e reconhecimento para a comunidade negra de São Carlos. “Esse Centro é uma referência, era o que faltava para a cidade. A união do governo com a comunidade vai dar muitos frutos, com certeza a população pode esperar muito deste conselho, no que depender de todos conselheiros vamos trabalhar muito”, concluiu Dener.

(26/12/06)